É escasso, não pode ser um direito, não há como garantir água para todos. Os direitos positivos é só uma tentativa do Estado de se justificar e de se inflar, interferindo na vida das pessoas e gerando caos social.
Discussion
Agora fiquei confuso.
Sempre achei ser possível.
Sempre culpei aos monopólios estatais por encarecer tudo e mais atrapalhar do que ajudar.
Água potável se tem muito, lembre-se todo valão começa com água potável e ao longo desse rio e acrescentado dejetos.
Mas é potável, seria possível pegar o quanto de água possível de uma nascente e não sujar a água potável. Ao invés de pagarmos fortunas a uma empresa que só distribui a água e na maioria das vezes faz isso mal, falando, suja, com vazamentos e afins cuidassem do tratamento de esgoto.
Tivéssemos incentivos fiscais, não para mega empresas, mas para o trabalhador comum, onde 20 reais fará diferença entre comer pão ou não.
O Brasil é rico em água, rico em matéria prima.
Agora certamente que não terá água potável se o que aconteceu em Brumadinho e em RS continuar a se repetir.
O governo prioriza o caos para no final oferecer qualquer solução sem critério para beneficiar alguns.
A questão é o direito, se há direito à água potável, é necessário que algo garanta-o, já que a água é um bem escasso. Ninguém tem de lhe garantir que tenha água a não ser você mesmo e as pessoas não podem ser impedidas de apropriar-se de água por ser um "direito". Não é necessário um corporativismo, só ter acesso a água através de grandes empresas, eu, preferencialmente, também não gostaria de depender de uma empresa para isso e tentaria me virar, com poços cartesianos ou o que seja. Eu acho que não tem de incentivo de nada para ninguém, o Estado só fomenta a desgraça.
Como os Australianos dizem: Toda água que passa no seu lote e toda chuva que cai nele são suas.
Depende da nascente, tem até água radioativa que vai lhe envenenar.