💥👮🏻♂️Operação que deteve os terroristas que planejavam um grande ataque terrorista no shopping Azrieli
Declaração conjunta da Polícia e do Serviço Geral de Segurança (Shin Bet):
Autorizado para publicação: Oficiais da Unidade Central da Polícia do Distrito Central, juntamente com combatentes da unidade Gideon 33 e do Shin Bet, frustraram um ataque com carro-bomba no shopping Azrieli em Tel Aviv, planejado por cinco moradores de Taybeh que formaram um célula terrorista afiliada ao Estado Islâmico (ISIS). Acusações serão feitas contra eles nos próximos dias com base nas conclusões da investigação.
Os investigadores do Shin Bet e da Unidade Central da Polícia do Distrito Central conduziram uma investigação secreta de um mês sobre cinco moradores de Taybeh, suspeitos de formar uma célula terrorista cujo objetivo, entre outros, era realizar um ataque nas torres dos shopping centers de Tel Aviv usando um carro-bomba como parte das atividades do Estado Islâmico (ISIS).
O caso de segurança começou com a prisão dos líderes da infraestrutura: Mahmoud Azzam e Ibrahim Sheikh Youssef, moradores de Taybeh, que abraçaram a ideologia do grupo terrorista ISIS. À medida que a investigação conjunta avançava, descobriu-se que ambos planeavam juntar-se aos combates do ISIS no estrangeiro e mantinham laços com elementos estrangeiros do ISIS. Além disso, recrutaram três residentes adicionais de Taybeh: Sajed Masarweh, Abdullah Baransi e Abd al-Karim Baransi, para promover atividades terroristas em Israel.
Após a conclusão da recolha de provas, a unidade Gideon de Lahav 433, juntamente com agentes da esquadra da polícia de Taybeh, prenderam os cinco suspeitos e várias armas foram apreendidas.
Durante os interrogatórios, foi revelado que os suspeitos assistiram a vídeos online de atentados na Síria e discutiram a quantidade de explosivos necessários para derrubar as torres Azrieli. Deve-se notar que a célula foi descoberta e neutralizada nos estágios iniciais de seu planejamento.
O Serviço Geral de Segurança e a Polícia sublinham que esta é uma organização incomum e perigosa de cidadãos israelitas que se uniram para promover atividades sérias contra o Estado de Israel e os seus cidadãos em nome da ideologia do ISIS. O plano da célula foi frustrado graças a uma operação de inteligência precisa e eficaz levada a cabo pelo Shin Bet e pela Polícia de Israel.
O Comandante do Distrito Central, Comissário Yair Hatzroni, disse: “Este é um caso grave de segurança e, graças à investigação conjunta e profissional da Polícia e do Shin Bet, evitamos uma grande tragédia e salvamos vidas. Consideramos com extrema seriedade qualquer intenção de elementos com ideologias extremistas promoverem atividades de segurança e, por isso, continuaremos a agir de forma decisiva e de acordo com os nossos poderes legais, utilizando todos os recursos à nossa disposição para prevenir antecipadamente qualquer intenção de atacar a segurança de o Estado de Israel e seus cidadãos.”
Conforme referido, de acordo com as provas recolhidas na investigação, foi apresentada declaração do Ministério Público contra os suspeitos, sendo que nos próximos dias será apresentada uma acusação grave por crimes de segurança.
A documentação da prisão feita pela unidade Gideon 33 da Polícia de Israel está anexada.
https://video.nostr.build/9ae27331cc13822b49edd980242d228c657de503dc6b0b095dd579c50f884d86.mp4