Também quero começar. Não sei quase nada.
Discussion
1. Baixa o app Bipa
2. Cria sua conta
3. Carrega o montante em Pix
4. Compre bitcoins
>> Quando chegar numa quantia razoável (a partir de 500 reales), manda pra Blockstream Green (app) pra garantir que a custódia é sua!
Aos experts, se me equivoquei no processo, retifiquem pq estou aprendendo ainda 🧡
Perfeito.
Essa dupla Bipa+Blockstream me garante algum nível de privacidade? Tipo R&ceita F0deral?
Infelizmente não. Comprar em corretoras sempre vai ser reportado para a máfia da receita federal. Mas você pode ir comprando aos poucos para ir aprendendo a usar o Bitcoin e depois buscar P2P pra comprar btc anonimamente. Entretanto é preciso ter cuidado, tá cheio de golpista por aí. Outra opção é usar a Bisq, que é uma exchange descentralizada e sem a máfia estatal do lado. Nesse caso você já precisa ter uma boa quantidade de bitcoins para transacionar, pois na Bisq é preciso fazer depósito de garantia nas transações. Também exige mais conhecimento a respeito de como funciona o Bitcoin, por isso é melhor aprender antes de começar a usá-la.
Infelizmente compras sem passar por corretoras é algo complicado e geralmente mais caro. Eu não vejo problemas em comprar por corretoras pois a receita pode até saber que vc comprou mas em momento algum eles conseguirão confiscar seus bitcoins. E no futuro, seja qual motivo for, vc pode simplesmente dizer que não tem mais os bitcoins, que perdeu a chave e etc.
https://azteco.helpscoutdocs.com/article/9-buy-an-azteco-voucher-brazil
alguem deu essa dica aqui no nostr. Vendem um voucher que é trocado por BTC, da pra fazer tudo online (fiz, funcionou), ou (supostamente) até em cash na loterica.
Precisa de CPF mas eles prometem apagar os seus dados depois q o voucher for trocado por BTC.
é um loophole legal pois eles nao vendem BTC, vendem vouchers.
O Catch: 7% de comissão, e só vendem em qtds fixas, 50, 100, 200 doletas.
E acima de R$ 2000 reporta pra receita.
Cuidado com compra de gente que pede KYC. A receita federal está de olho. Dê preferência para compras em corretoras descentralizadas como a Bisq. A parte “cripto” não é decorativa. Não abra mão da sua privacidade.
A Bisq é fácil pra leigos?
Vou falar por mim: ainda não a utilizei, preciso pesquisar mais sobre ela mas já saiba que lá tem que fazer depósito de garantia antes de transacionar. Sendo assim para usar a Bisq você já precisa ter bitcoins antes. E as quantidades não são pequenas como na Bipa, a brincadeira começa lá pelos 500, 600 e tals.
Pois é, colegas! Quanto mais vcs falarem sobre isso com a gente que é leigo, melhor pois assim vamos adquirindo mais conhecimento e perdendo os medos e receios. Por aqui, sou só agradecimentos!
Sim, quando comecei também era inseguro. O guia é esse, não exponha sua privacidade. Mantenha suas chaves seguras, faça sua própria pesquisa e nunca confie, sempre verifique!
Quem disse que criar seu próprio sistema é fácil, né! Se fosse, a maioria das pessoas já tinha o seu, mas sabemos que não é assim. Sabe o que eu acho super curioso nas falas aqui fora, no mundo “real”: as pessoas têm medo do que não é regulamentado. Particularmente, o meu medo é justamente o tal do regulamentado, por isso entendo direitinho o lance do KYC ao qual tu se refere!
No início nada é fácil. O Diego aí está certo, precisa de um depósito de garantia. Você baixa o programa configura em alguns passos simples e procura no livro de ordem a oferta que te agrada. A liquidez lá também é pequena (não tem Lightning Network), mas não há a identificação entre você e seu endereço bitcoin.
Vou conhecer melhor isso aí, sim! Obrigada pelas informações! 🧡
A Bisq é tipo um leilão onde tem quem está comprando btc e quem está vendendo. Por isso vai ter muitas ofertas diferentes no preço, mas vai ser mais caro que nas exchanges normais. A vantagem é o anonimato, nada de governo de olho nos seus satoshis.
O risco é alto pra iniciantes, mas acredito que um dia chego lá! Esse é o real autogerenciamento, quando vc tem o domínio do que é seu e ninguém mais. Que sonho 🤩
