Replying to Avatar Porschão

A fabricante brasileira, Lecar, anunciou um redesign do seu primeiro modelo. Pra quem não viu o protótipo do 459, eu recomendo que nem pesquise, porque é uma coisa simplesmente tenebrosa de tão feia.

O novo design parece um carro chinês qualquer, muito semelhante ao Byd Seal. Em concepção, o 459 seria elétrico, mas como a farra dos elétricos já esfriou, o negócio agora são os carros híbridos. Particularmente acredito nos híbridos muito mais do que nos elétricos, com combustíveis sintéticos desenvolvidos e plenamente funcionais, os híbridos vão dominar, e não vai ter quem recuse.

O 459 vai ter um único motor elétrico que vai gerar 163cv e 26,3kgfm, a tração será integral, tudo isso resulta em um 0-100 estimado em 11 segundos, o que talvez indique que o carro seja um pouco acima do peso pros padrões do mercado doméstico brasileiro. Não vai ser um carro muito grande, tendo 4,35 metros de comprimento, 1,82m de largura e 1,52m de altura. Já o porta-malas é grande, com 530 litros de espaço. A produção está prevista pro primeiro trimestre de 2026, e o preço inicial é de R$147.900,00.

Como se trata de um híbrido EREV (Extended Range Electric Vehicle), a Lecar anunciou que o 459 vai utilizar um motor 1.0 3 cilindros turbo da Renault, o mesmo que equipa o Renault Kardian, esse motor NÃO será utilizado para tracionar as rodas do carro, carros EREV possuem motores a combustão com o propósito de servir como geradores para os motores elétricos.

Baterias são caras e pouco duráveis, além de demorarem para recarregar, a solução mais inteligente realmente parece ser: unir a combustão com o powertrain eletrificado. Muitas marcas ao redor do mundo estão apostando em uma abordagem parecida, algumas marcas preferem os híbridos "tradicionais", como a Porsche com o novo 911 que é híbrido, mas não um EREV.

Minha opinião

Fico feliz em ver que algum empresário está se mexendo para colocar um projeto desses no papel, quando lembramos de empresários como o João do Amaral Gurgel, todos os brasileiros tem um misto de sentimentos e opiniões que quase sempre convergem para o "o governo não ajudou" ou "o governo atrapalhou". E realmente, o caso da Gurgel foi um claro esquema de lobby envolvendo o governo e a Fiat.

Espero que o sr. Flávio Figueiredo Assis tenha êxito na sua empreitada como empresário, e que essa montadora brasileira não vire história como outras que já surgiram com projetos ambiciosos e faliram de uma hora pra outra sem entregar o que foi prometido. Se a história (e o estado brasileiro) forem gentis com a Lecar, esperamos que isso sirva de exemplo para outros que podem vir a surgir futuramente, quanto mais competição e opções tivermos, melhor vai ser o mercado.

2 dias depois, os designers foram encontrados com 7 tiros nas costas☝🏻💩

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.