conversando c/ prof de pos graduação em eng. em renomada instituição bostileira:

para filtrar os requerentes à matricula no mestrado, aplicaram prova estilo e nível GMAT - logica, matematica de colegial, e gramática - abaixo do nível do equivalente GRE usado para entrar na pos em engenharias americanas.

Resultado: 65% rodou.

sobraram pouco mais de 1 aluno por professor credenciado.

esses 65%, se entram, não passam nas disciplinas básicas de nivelamento.

fogem de tudo q é mais técnico, matemático, ou complicado, e tentam empurrar uma tese baseada em vaporware.

Em algumas áreas é mais fácil outras mais difícil ou impossível. Mas tentam.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Uma amiga, que está fora do Bostil, era professora na USP (área de humanas). Ele dizia que o ensino no Brasil foi feito (e mantido) para dar errado.

Desde os primeiros anos até a faculdade. O negócio é manter todos na mediocridade.

Professor para cumprir as metas repassa as tarefas de escrever artigos e faz vista grossa aos incompetentes para não ter trabalho extra com provas adicionais ou orientar muitos mestrandos ou doutorandos.

Alunos só querem o diploma e fazer parte de grupelhos que se arvoram em defender as minorias e o mundo do capitalismo selagem, dos patrões exploradores e do patriarcado.

Empresas gastam tempo e dinheiro para capacitar esse retardados que além de incapazes, são exigentes (exigem altos salários, benefícios...)

humanas no bostil, como o Olavo dizia, é uma mediocridade fechada em si mesma, publicando pra si mesma em portugues.

eng. pelo menos pela falta de resultado e capacidade fica clara a diferença bem rapido.

cansei de ter q pegar na maozinha de aluno repetidas vezes pra conseguir passar, empurrado, em disciplina obrigatoria na pos. Horas explicando, refazendo exercicio, o semestre inteiro, por pura falta de base. E alguns nem assim. Servem pra ser vendedor técnico ou atendente de callcenter de TI.

Os piores, alem de não conseguir, ainda ficam tentando fazer-nos engolir vaporware, explicar pq a solução dele (total nonsense) não está errada. Parece q é tudo o que fizeram na vida. Arrotar palavras técnicas q parecem ter sentido pro chefe, mas pra quem entende...

E isso em lugar renomado.

A maioria, e muitas das federais, já abraçaram aulas "Discovery Channel" e teses de mestrado... putz.... podia escrever horas e horas de 'causos'...

Tá cada x pior.