As impressoras 3D são parte da chamada 4ª revolução industrial, ou indústria 4.0, principalmente as impressoras 3D de filamento, pois além delas construirem peças de filamento plástico, algumas podem ser compradas ou adaptadas para fazer gravações a laser, usinar (corte/entalhe) peças de madeira e outros materiais (como uma CNC), e até construir placas de circuito eletronico (PCBs), como nas conhecidas impressoras 3 em 1.

Ou seja, elas descentralizam amplamente a capacidade de industrialização de peças e até hardwares eletrônicos, permitindo a produção de peças muitas vezes inexistentes no mercado.

Exemplos:

https://youtube.com/shorts/t53RLsf0UQM

https://youtu.be/BnhZxNnFP9M

https://youtu.be/3cVYA9FimHc

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Sobre a parte da placa de circuito, uma pequena alteração como essa já possibilita que uma impressora 3D faça essa função de produzir uma PCB.

https://youtube.com/shorts/rhIwYkKniOU

Pretendo comprar uma ender 3

É boa, uma das mais recomendadas para pessoas iniciantes, pois tem bastante informação e material pra ela.

Lembro que tinha uma questão de versões dela que uma compensava mais que a outra, só não sei como está isso hoje em dia 🤔

Também não sei em até que grau e como é adequado adaptar a Ender 3, principalmente para uso como CNC, porque exige mais da maquina, mas tem um pessoal que faz

https://youtube.com/shorts/2rTIwjvo3jI