Evitando os extremismos
Assim como no futebol, as brigas entre torcidas, hoje temos os fanáticos por criptomoedas, que afirmam que a moeda escolhida a dedo é o melhor ativo do mundo. Colocam todos os esforços para conquistar o maior número de tokens, acreditando que isso garantirá sua segurança financeira no futuro, mesmo sem fundamentos sólidos. Para uma criptomoeda ter sucesso, é preciso que seja adotada por grandes indústrias sem a necessidade de trocas.
Atualmente, a moeda FIAT é controlada pelo estado, respeitando apenas o anonimato ao sacar dinheiro. Muitos colocam suas fichas em tokens como se fossem deuses salvadores, sem considerar o que aconteceria se esses ativos não fossem aceitos pelas grandes indústrias.
As criptomoedas estão em seus estágios iniciais e muitas mudanças ainda ocorrerão, especialmente com a regulamentação do setor. Não podemos nos prender a ideias extremistas sobre uma única criptomoeda.
Ver a adoração por uma única moeda como se fosse a solução para todos os problemas é preocupante. XMR, por exemplo, é apenas mais uma criptomoeda, com seus pontos fortes e fracos. Não podemos depositar todas as nossas esperanças em uma única moeda, mas sim diversificar nossos investimentos. Acreditar no potencial de uma moeda é importante, mas não podemos nos cegar para as possibilidades de outras moedas com propostas semelhantes.