Eu venho falando dos problemas de privacidade do Telegram desde 2015. Inclusive fiz uma poc tem um tempão com um grupo de infosec pra provar que o Telegram não apaga as mensagens, mesmo se vc solicitar. Eles armazenam tudo e na época conseguimos resgatar mensagens e anexos excluídos diretamente do DB deles.
- Ele não tem criptografia por padrão, coisa que já tentamos entender falando diretamente com o Durov. Se zelasse por privacidade e liberdade de expressão, teria implementado e2ee por padrão. Não faz pq precisa dos dados abertos para entregar pra Russia ou vender.
- Depois de anos do Telegram banido na Russia com processo, multa e mandado de prisão, de repente o tudo foi derrubado depois que supostamente o Telegram fez um acordo com o Kremlin para dar acesso aos dados.
- Os grupos e canais não são criptografados (e não tem como habilitar) e podem ser vigiados por API mesmo sem uma conta diretamente no Telegram.
- Como quase ninguém usa o chat secreto (que é 1a1), tudo fica armazenado no banco de dados deles, que eles e a quem eles liberam acesso podem monitorar continuamente.
- Saved Messages não tem criptografia, então tudo que foi armazenado lá achando que está privado, você, o Telegram, o governo Russo, e agora possivelmente a Europa e OTAN também terão acesso.
- Fora outros casos de pessoas que alegam que suas mensagens foram lidas, inclusive do saved messages e alguns reports das salas secretas tb.
- Pessoas que foram presas pela polícia russa tem reportado que a polícia já tem informações de todas as conversas de antemão, antes de investigarem os celulares.
Não dá para confiar no Telegram.
Todas informações pessoais e privadas guardadas no Saved Messages estão comprometidas. Todas as mensagens em grupos e canais estão sendo continuamente monitorados.