Replying to Avatar AncapTroll

Daqui eu acho duvidoso:

- systemd: era pra ser um gerenciador de inicialização, mas agora toma de conta de tudo no sistema. Por isso existem destros como Devuan, um Debian sem systemd.

- GNOME: o projeto está tomado por pessoas que exaltam os docinhos que o Estado oferece para minorias identitárias e assim como o systemd, existe boatos de uma cultura de imposição da governança para se amarrar ao Wayland em desfavor do X11, por isso nasceu o XLibre.

Particularmente tudo isso não fede e nem cheira pra mim. Meu Arch impõe systemd por padrão.

O problema é essa noção imprecisa de que o fato de uma ferramenta ser open-source também será automaticamente sempre libertadora.

Há quem diga que é sair de um buraco para meter o pé em outro. Eu não acho que chegue a tanto, mas me dou o direito de ficar com os ouvidos atentos.

nostr:nevent1qqsq5kf5xasaa7eucvmlx8gvlj2p07cuma7x3ze846wt6y028kmhz2spz3mhxue69uhkummnw3ezummcw3ezuer9wcpzpqj9st2m0lv894k2kmdln237f69whm99py2p0yc4utmxl4x8atccqvzqqqqqqyunl0aj

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

A ia disse que o artix é uma distro baseada em arch que tem suporte aos outros init , se quiser tentar 👉

Artix Linux is a prominent Arch-based distribution that offers a systemd-free experience, allowing users to choose from init systems such as OpenRC, runit, s6, suite66, or dinit.

It provides repositories with packages that are free of systemd dependencies and is recommended for users seeking a systemd-free environment.

Artix is considered a successor to earlier projects like Arch-OpenRC and Manjaro-OpenRC, which have been discontinued in favor of Artix.