Exatamente.

Aquela ideia que os políticos dizem, hoje em dia, que existe um excedente na Segurança Social, é completamente falacioso.

Como a base da pirâmide etária está a inverter, a percentagem de trabalhadores no activo é cada vez menor em comparação com os reformados.

No futuro, a SS não terá liquidez para pagar as reformas, necessitará de receitas extraordinárias, ou seja, impostos directamente do estado.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Exacto. Receitas, impostos, e até cortes. Os velhos muito dificilmente largam o PS ou PSD. Estes partidos, e até a própria banhada que é o Tribunal Constitucional, nunca vão deixar haver motoserras. Nunca. Ou seja, Portugal quase impossívelmente vai ser a Argentina nos próximos 40 anos.

A explosão demográfico dos próximos 10 anos vai tornar a crise de 2008 numa anedota. Isto tanto em Portugal, como em Espanha.

Juntar a isto uma crise habitação monumental, devido ao capital do centro da Europa (esse sim que se beneficiou com o Euro), Portugal e Espanha são caixas ocâs para reformados, pensionistas e class média/média-alta da Europa.

Para mim o futuro está na América Latina, para ser sincero.