Eu estudo e acompanho questões envolvendo Resistência Civil Pacífica há algum tempo, e hoje eu vou falar do esforço nacional que eu acompanhei desde o início: Os 300 do Brasil, da Sara Winter.

Quando ela começou a tocar no assunto, ainda que citando parte mais palpitante do tema, eu sinceramente fiquei feliz. De fato, como o Professor Olavo confirmou, por conta da militância passada dela, o conhecimento tático dela é inegável. No entanto, eu fiquei preocupado quando vi que desde que ela começou a falar do assunto, até começarem a se instalar em Brasília, foi um intervalo de tempo MUITO curto. A fase de estudos e preparação estratégica, antes de se iniciar uma Resistência séria, leva meses, muitos até, antes de se ir para as ruas da primeira vez. Confesso que até tentei contactá-la para repartir minhas preocupações, mas não fui respondido.

Todos souberam no que esse esforço deu.

O que eu acrescento, foram os detalhes que descobri bem depois.

Confirmo que ela realmente foi a campo sem preparo estratégico adequado - talvez sem nenhum. Isso, pois um dos Alunos mais antigos afirmou em uma Live, que ela fez contato com o Professor Olavo ao longo do acampamento, perguntando a ele o que deveria fazer, e foi respondida apenas com indicações de leitura - o Professor não a orientou. Se ela tivesse feito o "dever de casa" direito, jamais faria essa pergunta a ele, tanto por saber que por índole, ele não o faria, quanto por saber que o estaria envolvendo sem necessidade numa iniciativa pessoal.

Confirmo também que, indo ela acampar sem um plano, que muito alegremente, as Forças Armadas, via General Heleno, fizeram contato com a Sara e indicaram ela apontar suas ações para... o STF. Dado confirmado por outro Aluno próximo ao Professor. Usada ingenuamente para foder com todos nós...

Por conta dessa Resistência à Brasileira, muitas coisas que ela fez na frente do STF ficou taxada de "extremismo" e essa ferramenta que já deveria estar sendo usada há tempos no Brasil, ficou esquecida. Ações e modos de Manifestação são ou não são coerentes e necessários conforme o planejamento prévio que estou certo que ela não fez.

E é justamente o maior problema de quase todos com quem eu falei a respeito até agora. Eles não querem aprender nem planejar porque querem fazer alguma coisa agora, "se não agirmos agora, será tarde demais", é a desculpa que escuto ao menos desde os tempos do COVID... e não só nada foi feito, mas somente piorou.

Que venha um dia em que uma Resistência de fato seja criada - de preferência, nos meses iniciais, longe, bem longe de Redes Sociais.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.