Uso Ubuntu desde muito tempo e sempre achei bonita, confiável e performática. Nos últimos tempos, contudo, a Canonical tem dobrado a aposta com esses malditos Snaps de modo que não dá pra relevar e isso chegou a ponto de decidir mudar de distro. Minha escolha foi o Fedora que, pra mim, tem o mesmo e espírito do Ubuntu, só que sem Snaps.

Nos 45 do segundo tempo, porém, encontrei um script chamado Ubuntu Debullshit[1]. Ele faz um monte de coisa, mas eu não me interessei saber. A única coisa que eu usei foi remover os Snaps e trocar pelo Flatpak, coisa que é muito chata de fazer e pior ainda é fazer direito -- e ele faz com maestria.

Até agora, está tudo às mil maravilhas, fora alguns Flatpaks que não trocam automaticamente o accent color por causa da implementação do GTK (já pesquisei), mas é detalhe pequeno.

Fica a dica se alguém está procurando por algo assim.

Um abraço!

--

[1] https://github.com/polkaulfield/ubuntu-debullshit

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Curto o Debian, bloqueia snaps por padrão e é simples de instalar flatpak. Eu ainda prefiro os apps que consigo instalar pelo Synaptic.

Eu me convenci em passar a usar a seguinte convenção: empacotamento nativo da distro para coisas de sistema e Flatpak para aplicações do usuário.

Interessante. Mas eu prefiro os pacotes nativos e só usar os flatpacks quando não tiver os nativos.

Pq só não usar o mint?

N tem nada haver com esse teu comentário, mas eu ainda não consigo acreditar que tu seja "leigo" no linux kkkkkkkk

Uso o GNOME como DE. Não vejo sentido em instalar o Mint e fazer uma baita mão pra tirar o Cinamom. A chance de ter dor de cabeça pra nada é grande.