Eu também afirmo que o terraplanismo não possui base científica que o terraglobismo afirma ter. E eu creio, mas não provo, que o planeta tem o formato de um globo, até porque eu não tenho motivos para pensar o contrário daquilo que a tradição científica afirma. Talvez eu nunca diga que eu sei que a terra é um globo e nem preciso saber, na verdade.
Quando falamos de ciência estamos entrando em um campo curioso, que tem os princípios de buscar a verdade a despeito de pressupostos, mas que não é bem assim na prática. Não quero dizer que devemos validar qualquer teoria da conspiração, mas que temos o direito de questionar e desprezar trabalhos científicos por alguma razão que achamos relevante. Até porque a ciência não afirma ter a verdade e foi obrigada a rever e descartar conceitos antes estabelecidos por visões mais adequadas que podem ser abandonadas no futuro também.
O ceticismo não pode acabar e autoridade científica deveria fazer qualquer ser humano deixar de exercer seu senso crítico.
Todos os seres humanos, na realidade, querem que a ciência se exploda e fazem um uso conveniente de alguns conceitos científicos para corroboram seus interesses e ponto.
Autoridade científica? Para os outros, não para mim!
Vamos falar sobre as ciências da saúde humana, embora haja muita contradições, a maior parte das pessoas não querem viver os padrões científicos para a saúde delas, nem mesmo quem concorda. Aí se aparece um cara e diz: "Vamos viver como der na telha, porque todo mundo vai ficar doente e morrer algum dia", chamam essa pessoa de ignorante, mas pelo menos ela é mais sincera do que aquele que defende os padrões científicos no discursos e despreza-os na prática.
No fundo todos dizem não à ciência na prática e escolhe desprezar seus conhecimentos que aprenderam, imagine aquela quantidade de coisas que não sabem!
Eu defendo o ceticismo e a desobediência científica em graus inofensivos. Todos nós fazemos isso e graças a Deus que a ciência não é lei. Se vivêssemos numa espécie de cientocracia, seria um inferno. Os esquerdistas já dominam as instituições de ensino, imaginem o peso político que eles exerceriam.
E as fotos? Perspectiva interessante. Eu não sou matemático e nem conheço critérios objetivos para inferir probabilidades, mas nada pode ser apresentado como 100% real de forma avassaladora de opiniões que deixaria todos concordando de forma unânime, nem a revelação divina, eu mesmo, outrora, recursei o Evangelho de Cristo.. Se até eu, que considero existir um Ser supremo que revela conhecimento que deseja que todos creiam, não o faz de forma avassaladora, não é pretensão demais que alguns mortais ignorantes com uns papeizinhos que chamam de diplomas e títulos, querer que toda humanidade engula seus discursos e as fotos que eles tiram? Já não estou nem entrando no mérito se são reais ou não. Mas eu quero ter o direito de duvidar disso no futuro, caso eu tenha motivos para fazer isso.
Se existem falhas, fraudes, interesses e grana rolando por trás de tudo, é óbvio que existe a possibilidade de que muitas coisas na ciência sejam distorcidas para atender interesses, talvez até parte dos estudos sobre o formato da terra contenham erros de interpretação da realidade ou distorções intencionais em alguns pontos, mesmo que a terra seja um globo realmente.
Na minha opinião, tudo isso é um apelo à autoridade humana, confiança no julgamento alheio da realidade e nos pressupostos que nos apresentam. Confiança e não conhecimento real, pois eles também confiam em seu próprio discernimento. Eles acertam e erram e nós damos créditos a eles. Não quero desmerecer a ciência, ela é importante, sim, e eu mesmo acredito na terra como globo e em muitas outras coisas, pois a ciência é um dos instrumentos mais importantes da humanidade, a despeito do que não concordo.

