# Introdução a Testosterona

- C19H28O2; Massa: 0,288kD; Nomenclatura IUPAC: 17β-hidróxi-4-androsten-3-um.
A testosterona está presente em ambos, macho ou fêmea. Entretanto o macho tem de 10 a 15 vezes mais testosterona e por consequência o macho se beneficia melhor.
A testosterona Ă© o principal hormĂ´nio esterĂłide, faz parte dos andrĂłgenos.
Focando no macho e como alcançar os nĂveis naturais e esperados, vamos a seguir ter um guia básico e de introdução a testosterona.
O jovem mĂ©dio de 18 a 25 anos de idade, possui nĂveis de testosterona inferiores a 680ng/dl a 100 anos atrás um jovem mĂ©dio, tambĂ©m de 18 a 25 anos tinha nĂveis de 911ng/dl.
A média a 100 anos são considerados os melhores de homem em dia dos quais 7% a 8% dos homens atuais compõe esse grupo.
Esqueça o que os mĂ©dicos mordesnos e que estĂŁo fora forma tentam comentar sobre o assunto. Esses mesmos mĂ©dicos consideram nĂveis de 300ng/dl a 350ng/dl como normais aos jovens de hoje em dia. EstĂŁo aceitando a queda ou... EstĂŁo fazendo a queda.
A testosterona estimula as caracterĂsticas sexuais secundárias, isso incluĂ o tamanho do penis, crescimento dos mĂşsculos, ossos faciais, pelos na altura, mudanças na voz e diminuição no percentual de gordura e etc... De forma instintiva, todas essas opções sĂŁo atraentes para as fĂŞmeas e intimidantes aos machos.
Quanto às fêmeas, a idade puberal bem diminuindo drasticamente nos últimos 150 anos, atualmente está entorno de 8,7 anos. Isso significa que enquanto os machos estão tendo a puberdade tardia, as fêmeas estão tendo precocemente.

# Por que?
Xenoestrogenos (sintĂ©ticos} e fitoestrĂłgenos (naturais) estĂŁo constantemente fazendo parte de nossas vidas, e tudo isso VOCĂŠ, EU, A NOSSA FAMĂŤLIA e CONHECIDOS consomem. VocĂŞ vai em uma hamburgueria comem um "carne" feita de soja, frita em soja, embrulhados em plástico usando uma coeca de poliĂ©ster, depois volta pra casa e bebe a sua água encanada, fica em resĂduos de anticoncepcionais. E eu nĂŁo estou falando algo hipotĂ©tico, faça uma análise vocĂŞ mesmo da sua vida. Por um lado as mulheres se beneficiam grandemente, por outro os homens estĂŁo cada vez mais deixando de ser homens...
# O que Ă© a testosterona?
Como eu já disse, Ă© o principal hormĂ´nio esterĂłide, masculino e andrĂłgeno. Acentua o desenvolvimento masculino, está associada ao aumento da agressividade, desejo sexual, dominação e uma lista gigante de caracterĂsticas fĂsico-corpotamentais.
Sinais que ela está baixa: Redução no desejo sexual, ganho de gordura, perdão de massa muscular, fadiga, ser mariquinha, depressão, ossos fracos, timidez.
# Como ela Ă© produzida?
Começa com o hipotálamo liberando GnRH (HormĂ´nio liberador de gonodotrofinas) em pequenas ondas que influenciam a glândula pituitária, o GnHR estimula a secreção do FSH e LH hormĂ´nio folĂcular estimulante e hormĂ´nio luteinizante, respectivamente e ambos sendo ganadotrofonas. Elas vĂŁo aos testĂculos atravĂ©s da coluna vertebral e ao chegarem ao seu destino, o FSH estimula a produção de espermatozĂłides, e o LH estimula as cĂ©lulas testĂculares de Leydig a finalmente produzir a testosterona usando algo bem conhecido como base, o colesterol "ruim".
# BiossĂntese da Testosterona 
Isso é tudo, agradeço a todos que leram até aqui. Logo estarei trazendo mais conteúdo e posteriormente criando uma comunidade para quem deseja entender mais sobre o assunto e por consequência melhorar a própria vida.
— Krzf