Sim, há menos Bitcoins disponíveis de fato, essa é a consequência de um dinheiro verdadeiramente escasso.

E o Bitcoin não deixará de ser seguro após o fim das recompensas por bloco, as taxas de transação continuam.

A segurança de uma blockchain envolve mais fatores do que apenas o modelo de emissão, e entre eles está a aceitação e hashrate.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Se tivéssemos uma discussão honesta, saberíamos que pode existir de fato um problema quando a emissão terminar, se as taxas de mineração serão de fato suficientes para manter a rede segura. Mas se esse problema de fato ocorrer, no momento apropriado será discutido e uma solução será encontrada.

O povo da Monero adora colocar essas incertezas para vender o projeto deles como a solução mágica, a perfeição e etc. Mas todo mundo sabe que um projeto, se ganhar relevância, teriam problemas como qualquer outro, e aí surgiria outro e outro e outro, todos prometendo resolver problemas dos projetos anteriores.

Pense da seguinte forma: é mais provável que a adesão de Bitcoin continue expandindo para os próximos anos. Sendo assim, mesmo q gigantes mineradores diminuam, a tecnologia de soluções para mineração estarão melhores e práticas, talvez rodando em smartphone, ou seja, dificilmente a rede Bitcoin seria comprometida por falta de mineradores.