tem a abordagem pikler que me encanta bastante, e eu acho que é a mais próxima do que eu vejo como potente pras crianças. mas para estar com as crianças é preciso ir muito além de pedagogias, metodologias e abordagens. e aí a parte mais desafiadora, principalmente na escola ou em qualquer ambiente com muitas crianças. estar atento às necessidades das crianças a cada momento é trabalho bem intenso e só dá conta quem está aberto pra estar consigo, sentindo suas próprias emoções e percebendo suas necessidades. essa é a minha aposta pra uma educação realmente livre.
Discussion
Essa Pikler não conhecia. Obrigado.
Um olhar individualizado para as necessidades de cada um é importante, concordo. Mas, particularmente, desconfio muito de toda essa parafernália mais recente de pedagogias e abordagens e etc. Hda muito de propaganda acerca da efetividade dela(s), me parece.
ah, a abordagem pikler é mais para o desenvolvimento motor e a autonomia pra perceber o próprio corpo, os próprios limites. eu gosto bastante desse olhar. :)
Hm. Preciso estudar isso. Nunca tinha ouvido falar. Mais uma vez, obrigado, nostr:nprofile1qqsyuzy0xzrldfl8p97wtlnlmzzwcpxac60ddnwn0327yq8hw3930yspzamhxue69uhhyetvv9ujuurjd9kkzmpwdejhgtcd5z0kw :clapping:
fiquei querendo ouvir mais sobre as pedagogias ativas de que você fala. não sobre elas, exatamente, mas o que você conhece delas e como as vê. :)