outro conto de 2020

---

Aquela escada parecia interminável e a moça que a subia, por muitas vezes, precisou se apoiar na parede ao lado. Ela estava cansada e com seus joelhos doloridos mas, ainda assim, subia.

Em um desses momentos de descanso, a mulher olhou para o degrau em que estava e viu uma mancha preta com um formato circular. A moça passou seus dedos na mancha e viu que conseguira limpar a escada, mas ficou com seus dedos sujos.

Continuou seguindo e no próximo descanso viu mais alguma coisa no degrau onde estava. Era uma mancha branca. Fez o mesmo processo e seus dedos ficaram sujos novamente. Não mais pretos. Agora estavam brancos.

Começou a subir observando cada degrau e em todos eles encontrava algo em que tocar e sempre ficava com os dedos cheios daquilo em que encostava.

O caminho foi ficando menos cansativo e a subida não parecia mais tão difícil. Estava animada e tranquila e continuou seu percurso.

Até que chegou no último degrau e, antes que ela pudesse olhar para ele, viu que não havia nada à frente - apenas o vazio. Ela se desesperou e quis voltar, mas os degraus abaixo estavam embaçados, como se fossem desaparecer a qualquer momento.

Sem conseguir olhar para frente ou para trás, olhou para baixo e viu seus pés bem apoiados naquele degrau. Junto deles havia um embrulho. Ela o abriu e sorriu. Agora sabia que podia seguir. Se lembrou que tinha tudo de que precisava para entrar no vazio e ser atravessada pelo novo que surgiria. O que estava embrulhado era um lenço com uma borboleta bordada.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Qual é a inspiração pros seus contos? Vc escreve essas histórias inspiradas em alguma coisa q viveu? Que viu? Em algum sentimento? Acho bonito e sempre me vem isso a mente: de onde tu tira inspiração pra essas historias? Alguma parecem sonhos. Acho bonito.

ah, acho que tudo de alguma forma tem algo do que eu vi ou vivi, mas essas histórias eu escrevi em um fluxo bem livre mesmo, sem pensar demais. as imagens iam surgindo enquanto eu fechava os olhos e eu tentei traduzi-las em palavras.

os dois primeiros vieram de um encontro online com um amigo, pra escrever contos mesmo - o que eu nunca tinha feito.

os outros foram surgindo assim:

era aniversário de uma criança querida pra mim, então eu pensava nela, deixava surgir todos os julgamentos e impressões que eu tinha dela, e depois abria mão de tudo isso. deixava isso tudo ir até que eu me deparava com um vazio. eu sustentava esse vazio até que apareciam imagens e eu tentava descrevê-las. depois eu enviava para as mães das crianças. e depois comecei a fazer isso pra adultos também. foram 18 contos assim.

eu acho que parecem sonhos mesmo, porque eles não têm tanta interferência racional e eu queria trazer algo mais do inconsciente mesmo.

obrigada por ler e por trazer essa pergunta! 🌻

Nada!! Eu que agradeço, moça! Embora eu seja meio ogro, gosto de ler seus contos. De vdd!