Solução simples, isso deveria ter sido feito lá depois da queda do Vargas: Transformar o Brasil em uma confederação. O governo federal só teria uma única casa legislativa, sem judiciário federal, o presidente seria um cargo cerimonial além de representar o Brasil no exterior e nada além disso, os estados seriam independentes, porém pertencentes a confederação. A única coisa que uniria a confederação seria uma guerra, coisa que dificilmente aconteceria.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Não tinha pensando nessa possibilidade mas uma confederação seria uma boa tbem, a forma q o Brasil é composto de uma psedo federação morreu, agora é ver o q será do futuro desse " país"

Um sistema diretorial confederado é a melhor alternativa para países grandes e com tanto regionalismo como o Brasil, consegue ser ainda mais descentralizado do que o federal.

A Suíça é uma confederação, cada cantão do país tem autonomia pra votar ou rejeitar leis, a própria população pode se organizar pra fazer isso sem depender de políticos, além de que as eleições pra presidente acontecem todos os anos, o presidente é apenas um administrador e representante do país no estrangeiro, sem poder de fato.

Se o Brasil fosse por esse caminho, não tenho dúvida que em 10 ou a15 anos, seria o país mais próspero das américas, talvez um dos mais prósperos do mundo.

Não é impossível, apenas muito muito muito difícil. Mas pra isso, as pessoas precisam começar a entender que os políticos não devem ter poder algum, quanto menos poder os políticos tiverem, melhor vai ser pra população. Uma parcela significativa da direita já entendeu isso, já convencer os esquerdistas dessa ideia vai ser muito mais difícil. Passaram por tanta coisa na ditadura militar e não aprenderam nada.