Deus ter criado a Terra e os planetas há seis mil anos atrás é uma hipótese teológica que eu não acredito. Segundo a minha nota, a minha crença é na hipótese teológica do "intervalo", da criação feita em dois momentos distinto e que a Bíblia não mensura cronologicamente.
Está escrito que no princípio Deus criou os Céus e uma terra sem forma e vazia. Pelas profecias sabemos temos um vislumbre de porque isso teria acontecido. Sabe aquela hipótese sobre o surgimento da terra que diz que ela, inicialmente, era uma bola de fogo e depois ela foi sofrendo um resfriamento superficial, mas ainda tem o núcleo "de fogo"? Eu creio que a Terra realmente foi criada assim e Deus esperou esfriar para colocar a vida aqui, e isso aconteceu há seis mil anos atrás. Esses seis mil anos seria referência à criação da vida apenas.
Sobre Deus criar coisas novas com características avançadas, os astrônomos e físicos constataram isso observando galáxias distantes cuja luz que chega até nós hoje mostra como elas eram quase no começo do Universo e o que surpreende todos eles é que essas galáxias não parecem "jovens" como as que vão se formando agora, em gerações galaxicais posteriores, mas elas já aparecem como "maduras", já foram criadas velhas. Com a criação da vida Deus fez o mesmo, criando toda a flora, os animais aquáticos e terrestres e o homem de tamanho adulto.
No quarto dia, Moisés parece está narrando a criação das galáxias, inclusive a nossa com todas as estrelas e planetas e inclusive o próprio Sol e nosso satélite natural, a Lua. Há quem creia literalmente nisso, inclusive há terraplanistas que usam os textos bíblicos como base para defender essa tese, mas tenho outra visão: Moisés diz realmente que Deus criou os corpos celestes, mas eu entendo como se ele tivesse dito algo equivalente a "havendo Deus outrora já criado os corpos celestes", e o que ele fez no quarto dia seria "colocá-las no firmamento", o que leva a crer que algo estava impedindo de que pudessem ser visualizados por alguém que estivesse aqui na Terra.
Minha base bíblica para esse pensamento está em três trechos, (1) "No princípio Criou Deus os Céus a Terra", (2) os céus e o céu dos Céus não te podem conter" e (3) "Foi arrebatado ao terceiro Céu". No relato da criação, primeiramente Deus cria "os céus" e a terra, note que céus está no plural. Se existem três céus, o primeiro céu seria o firmamento, aquele criado só foi criado no segundo dia, o segundo é o céu dos astros, o espaço sideral, e o terceiro é o Céu de Deus, heaven, o paraíso. Se o começo diz que foram criados os céus, no plural, eu entendo que Deus criou o terceiro Céu para viver com os anjos e todo o espaço sideral, todas as galáxias, o Sistema Solar e a Terra e isso há bilhões de anos atrás, para só depois, seis mil anos atrás, criar as condições propícias à vida nesse planeta e toda a vida, incluindo o homem.
Isso é muito "doido", no sentido de: "Que maravilhoso! Que criação incrível!" É assim que eu vejo também. E aceito pela fé.