Adventus Domini

Domingo 1 Adventus
O Advento é o tempo de preparação que leva até Cristo e consiste em quatro domingos. Embora o Advento nos concentre na preparação para o Natal, seu foco principal é a preparação para a Segunda Vinda de Cristo. Nesta época do ano, lembramos as três vindas de Cristo:
✹Em Belém como um bebê
✹Diariamente na Santa Eucaristia
✹Em toda a glória na Segunda Vinda.
No Rito Romano da Igreja Católica, o Advento começa quatro domingos antes do Natal e termina na véspera de Natal ao pôr do sol. A cor típica das vestes durante o Advento é roxa, pois este é um tempo de penitência enquanto nos preparamos para o nascimento de Cristo.
Uma Breve Visão Geral do Advento:
O nome Advento é aplicado, na Igreja Latina, a esse período do ano, durante o qual a Igreja exige que os fiéis se preparem para a celebração da festa do Natal, o aniversário do nascimento de Jesus Cristo. O mistério daquele grande dia tinha todo o direito à honra de ser preparado por meio da oração e obras de penitência; e, de fato, é impossível afirmar com certeza quando essa temporada de preparação (que já era observada antes de receber seu nome atual de Advento) foi instituída pela primeira vez. No entanto, parece que sua observância começou primeiro no ocidente, uma vez que é evidente que o Advento não poderia ter sido visto como uma preparação para a festa do Natal até que essa festa fosse definitivamente fixada para o dia vinte e cinco de dezembro; o que foi feito no oriente apenas perto do final do quarto século; enquanto é certo que a Igreja de Roma celebrava a festa nesse dia em um período muito anterior.
Devemos considerar o Advento sob duas perspectivas diferentes: primeiro, como um tempo de preparação, propriamente dito, para o nascimento do nosso Salvador, por meio de obras de penitência; e segundo, como uma série de Ofícios eclesiásticos elaborados para o mesmo propósito. Encontramos, já no século quinto, o costume de dar exortações ao povo com o objetivo de prepará-los para a festa do Natal. Temos dois sermões de São Máximo de Turim sobre este assunto, sem mencionar vários outros que foram anteriormente atribuídos a Santo Ambrósio e Santo Agostinho, mas que provavelmente foram escritos por São Cesário de Arles. Se esses documentos não nos dizem qual foi a duração e quais os exercícios dessa santa temporada, eles ao menos mostram quão antiga era a prática de distinguir o tempo do Advento por sermões especiais. Santo Ivo de Chartres, São Bernardo e vários outros doutores dos séculos décimo e décimo primeiro deixaram-nos sermões distintos sobre o Advento Domini, bem diferentes de suas homilias dominicais sobre os Evangelhos daquela temporada. Nos capitulares de Carlos o Calvo, em 846, os bispos admoestam aquele príncipe a não afastá-los de suas Igrejas durante a Quaresma ou o Advento, sob pretexto de assuntos do Estado ou das necessidades da guerra, visto que têm deveres especiais a cumprir, e particularmente o de pregar durante esses tempos sagrados.
Fonte: Dom Prosper Guéranger, OSB, Advento, ca. 1841, Volume 1, O Ano Litúrgico, traduzido do francês por Dom Laurence Shepherd, O.S.B., ca. 1867. Londres: Abadia Stanbrook, 1918.
#God #Deus #Isten #Gott #Jesus #Católico #Catholic #Katholik #katholisch #Katolikus #catholique #Faith #Fé #foi #信仰 #Latin #Latim #Gospel #Evangelho #Evangélium #évangile #Dieu #福音 #日本 #カトリック #Bible #Biblestr #Nostr #Grownostr