Este texto foi colocado pela Twenty One Capital, empresa liderada por Jack Mallers e que já é a terceira maior Bitcoin Treasury Company do mundo.

Trata-se de algo tão simples e bem escrito que poderia virar a 28ª Emenda da constituição dos EUA. Afinal, esta frase se apresenta como um “direito negativo”, exatamente como as quatro primeiras emendas da constituição.

Um dos pilares históricos do crescimento dos EUA foi a consolidação do dólar como uma moeda lastreada em algo sólido — prata primeiro, seguido pelo ouro. Foi algo tão imprescindível que os Pais Fundadorss estabeleceram pena de morte para quem falsificasse prata ou ouro.

Hoje, no padrão fiduciário cujo modelo define a forma como lidamos com o dinheiro, a falsificação tornou-se não apenas lega, mas socialmente aceita. Quando o estado emite moeda — para arcar com gastos sociais, financiar dívida ou seja qual motivo for — ele está “roubando” poder de compra de quem utiliza aquele dinheiro. Você, eu, todos nós somos diluídos para beneficiar os poucos amigos do rei que têm acesso rápido ao novo dinheiro (como eu explico nesta edição da DZCM: https://open.substack.com/pub/lucianorocha/p/dzcm-49-efeito-cantillon-como-o-estado?r=bclxe&utm_medium=ios)

Quando Satoshi criou o Bitcoin, ele não apenas revolucionou a forma como enviamos dinheiro, mas, acima de tudo, nos lembrou de que o dinheiro não precisa perder valor ao longo do tempo. De fato, ele NÃO DEVE perder valor: uma moeda que se desvaloriza é uma moeda doente.

Não trabalhe por algo que outro homem pode imprimir, diluir e usar para te deixar mais pobre.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

🤖 Tracking strings detected and removed!

🔗 Clean URL(s):

https://open.substack.com/pub/lucianorocha/p/dzcm-49-efeito-cantillon-como-o-estado

❌ Removed parts:

?r=bclxe&utm_medium=ios