POR QUE A TECNOLOGIA NÃO RESOLVE TUDO?
O celular e a internet nas mãos das pessoas permitiu que todo mundo possa ser reporter, professor, escritor, divulgador, vendedor, artista... A depender, claro, de talentos, capacidades e esforços, individuais.
Mas mesmo assim a maioria das coisas permanecem iguais, com os mesmos passos a passos burocráticos e alienantes da educação e trabalho tradicionais, ou até pioraram, como no caso dos conteúdos pobres e viciantes que acabam com a capacidade de foco, determinação e esforço das pessoas, principalmente nas crianças e adolescentes.
Esses meios facilitaram amplamente o acesso a informações profundas e de fato tranformadoras, mas facilitaram mais ainda a propagação de baixarias, modismos, fraudes e vícios, o que mostra que as mudanças mais significativas tanto individuais, como a nível de sociedade, dependem do desenvolvimento cultural, ou melhor, da busca e aplicação de disciplina, de aprimoramento e da compreensão de princípios. Se não houver isso, o caminho acabará sendo a estagnação e a decadência.
No passado, ainda que poucos tivessem acesso a bons conteúdos, a clara percepção social da escassez e da ascensão social que trazia a instrução, fazia com que eles fossem muito mais facilmente percebidos como muito valorosos e muito mais buscados, do que no mundo atual, onde pessoas pouco capacitadas e úteis passam a ser mais largamente beneficiadas e amplamente divulgadas como símbolos de sucesso e até mesmo como "heróis".
Portanto, se engana quem acredita que apenas tecnologia e dinheiro podem de fato desenvolver a sociedade, pois, se fosse, não veríamos populações inteiras ricas e tecnologicas, em crises de desenvolvimento ligadas as próprias crenças e comportamentos da população.