A proposta de vouchers para a educação é boa, mas não ataca o principal problema da educação no país que é a educação superior.

Governo federal nem deveria ser meter em educação de anos iniciais.

>40% de quem entra em faculdade nos EUA não forma e continua devendo fortuna (que não prescreve).

≈40% de quem entra na faculdade forma, mas o diploma não aumenta a produtividade a ponto de compensar a grana e tempo investido.

≈20% de quem entra forma e ganha em produtividade a grana q investiu.

A solução é simples. Governo só subsidiar empréstimo estudantil que a faculdade entre com 25% da grana - mesmo q possa securitizar isso após a formatura do cara.

Na hora, acabaria subsídio estatal para cursos q não servem para nada e as próprias faculdades iam focar em cursos e programas q garantissem que a galera ia formar e ia sair lá capaz de pagar a dívida (ou faliam).

A solução ideal é ainda mais simples: acabar com dinheiro público em educação e permitir financiamento estudantil profissionalizante com venda de percentual de rendas futuras - tipo 4 a 12% do bruto por 10-30 anos - como detalhado no substack.

Se uma pessoa, fundo ou faculdade comprar percentual futuro de sua renda vai ter alguém muito interessado em aumentar sua renda, inclusive em arranjar emprego!

Source: x.com/R38TAO/status/1855327384888914250

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.