Replying to ENSA defasada

Legal, meu caro. Você realmente estava animado para escrever essa nota.

Gostei da dica, embora eu não saiba realmente o que signfica todos os termos. Estou usando o noStrudel, é um client bacana para usar no celular também e parece que é um dos melhores no computador. Parei de usar o client android para ver se evito de ficar muito tempo na internet perdendo tempo. Enfim, será que é seguro usar Amber no dispositivo móvel para assinar tudo por bunker? Achei essa ideia bem bacana. Parei de usar o relay privada da Citrine, é meio difícil, talvez teste o app de relay que o nostr:npub1vxd0dfst8ljvwva2egrpc53ve8ru78v8aaxfpravchkexmfmmu3sqnrs50 me indicou, para computador. Estou tentando ver a questão de verificação de hash ou assinatura PGP para instalar mais sossegado.

Essa concorrência entre redes sociais é normal. Só não existe, por exemplo, entre Facebook e Instagram, por serem da mesma empresa. Só não pode ser uma concorrência desleal.

Desejo que o desenvolvimento desses projetos delas dêem supercerto.

Parece que elas vivem no Canadá, onde os dois idiomas são oficiais, inglês e francês.

Eu ainda acredito que o Nostr tem futuro, a menos que haja outro protocolo descentralizado e livre muito superior a este no futuro, pois esse tipo de ferramenta me interessa profundamente, não que não possa usar ferramentas centralizadas ou federadas (até uso e recomendo algumas).

Obrigado por partilhar essas coisas, para quem quer continuar usando isso aqui é bom saber.

Sobre a questão do uso de celular, acho que a maioria das pessoas só conta com acesso móvel, poucos possuem computadores, entre os que possuem, querem também a conveniênica do acesso em outros lugares, embora os laptops possam fazer isso, eu mesmo só tenho desktop, por isso o acesso móvel para mim é muito mais necessário do que para outras pessoas, e ainda assim menos do que aqueles que só contam com dispositivos móveis.

> Estou usando o noStrudel, é um client bacana (...) e parece que é um dos melhores no computador.

R.: Sim, soube inclusive que é tecnicamente o mais seguro.

> Parei de usar o client android para ver se evito de ficar muito tempo na internet perdendo tempo.

R.: Sim, isso é ótimo. Além de você evitar perder tempo com interações e notificações inúteis no Nostr, também soube que esses aplicativos para celular não são tão seguros quanto os desenvolvidos para PC.

> Enfim, será que é seguro usar Amber no dispositivo móvel para assinar tudo por bunker?

R.: Confesso que não sei dizer. Eu teria que perguntar isso para elas, mas as dicas que recebi no Discord foram aquelas cinco etapas que lhe passei.

> Talvez teste o app de relay que o @idsera me indicou, para computador.

R.: Não sei do que você está falando, mas se for um relay, a melhor opção é usar um relay privado, como lhe passei nas cinco dicas para se manter seguro.

> Essa concorrência entre redes sociais é normal...

R.: Sim e não. Neste caso, especificamente, há uma clara questão ideológica/revanchista por trás (basta você reparar o quanto eles atacam o Bluesky e simplesmente ignoram completamente a existência de outras redes muito piores, como o chinês TikTok e até mesmo o próprio Twitter de Elon Musk, por exemplo.

> Desejo que o desenvolvimento desses projetos delas deem super certo.

R.: Sim, eu também! E é justamente por isso que vou sair do Nostr. Estar aqui é como estar na plateia do show de um mau artista (tipo um funkeiro que canta músicas que fazem apologia a crimes). Ao estar na plateia, querendo ou não, já estou prestigiando o "espetáculo".

> Parece que elas vivem no Canadá, onde os dois idiomas são oficiais, inglês e francês.

R.: Não, apenas um deles (o único homem do grupo, por sinal). A maioria delas mora nos EUA e na Bélgica (país em que fala-se bastante o francês, assim como o holandês e até mesmo o alemão).

> Eu ainda acredito que o Nostr tem futuro, a menos que...

R.: O futuro de qualquer "rede social" depende *muito* de seus próprios usuários, assim como de quem o administra ou o desenvolve/financia. Por mais que a ideia do protocolo seja de fato boa, apenas isso não o sustentará de pé. Aliás, por que você acha que até hoje grandes empresas de renome e notável prestígio não criaram contas em Gab Social, Truth Social e Nostr?

> Sobre a questão do uso de celular, acho que a maioria das pessoas só conta com acesso móvel, poucos possuem computadores...

R.: Sim, infelizmente essa é a realidade de muitos brasileiros. Mas também é um dos pontos que os deixam mais vulneráveis. Aliás, até o Google tem acesso as NSECs de muitos aqui, caso usem o GBoard e já tenham copiado e colado as mesmas para a área de transferência. Eles só não exploram porque não tem o menor interesse nisso.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Infelizmente a minha resposta deu ruim. Sumiu.

Como assim "sumiu"? 🤔

Dando problemas de integração com o Amber.

Estava falando que o Nostr parece ainda bem utilizado, quando vamos na parte "Global" e vemos muitas notas sendo enviadas e muitos comentários também sendo feitos a qualquer hora do dia.

Também que, anteriormente, as redes morriam por falta do patrocínio, deve ser por questão de verba a poucos anúncios que Orkut e Google + fecharam. Nostr é diferente. As pessoas aqui começaram com poucos e nem teve um crescimento expressivo ainda e os caras estão ainda entusiasmados.

Aqui cada indivíduo tem responsabilidade pelo que posta, pelo modo descentralizado como funciona, o Fiatjaf não é o dono, ele não pode fechar o Nostr nem se quisesse. Aqui cada um pode ter seu relé e moldar o código aberto do protocolo ao seu belprazer. E eu acho isso muito bom.