Idosos em geral não gostam de mudança e qualquer mínima dificuldade.

Então, para eles, seria uma distro o mais customizada, direta, leve (para computador velho e fraco) e parecida com o windows, possível.

E caso dê problema, que seja simples alguém a volta ajudar a resolver, ou seja, bastante intuitiva e com bastante tutorial em português.

Então discordo totalmente que qualquer uma seja boa, pois até pessoas mais jovens se incomodam pelas mesmas razões e largariam o linux se ninguém ajudar.

Dito isso, acho que as distros mais acessíveis são o Big, o Mint e o Zorin, cada um em uma coisa. O Big, por ser o mais customizado para o público brasileiro, o Mint por estar mais estabelecido e estável, e o Zorin por ter a interface mais parecida com o windows.

Mas, pelo visto, perguntar isso pra quem usa linux a mais tempo pelo visto é complicado, pois muitos só usaram algumas dessas ou só uma, e se habituou tanto que passou a ter um viés forte só pra um lado e a reforçar preconceitos...

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Vc mencionou muito customização e aparência.

Só que isso não tem relação com a distribuição.. todas elas podem ficar com a exata mesma aparência.

Inclusive, essa apareceria pode imitar tanto o Windows como o Mac.

Não é uma questão de viés ou preferência.. quem vai definir tudo isso é quem instala e, repito, leigos não fazem esse tipo de instalação, nem em Linux, nem em Mac, nem em Windows.