Ontem conversei com meu irmão sobre meus medos sobre o Bitcoin e ele acredita que é seguro e que sua adoção continuará a crescer, especialmente em tempos de incerteza, instabilidade, guerras, tempestades solares e apagões.
Eu particularmente acredito que não se possa prever com certeza o que acontecerá no futuro.
Entendi que o Bitcoin tem uma natureza descentralizada, diferente do sistema financeiro dos governos, e o Bitcoin opera em uma rede (não lembro no nome) que não é controlada por uma única entidade. Isso significa que, em caso de guerras ou outras perturbações, o Bitcoin ainda poderia ser utilizado, desde que houvesse acesso à internet e energia. Voltando ao meu problema do ...e se?
E se quem controla a Internet desconectar a Internet?
E se os comunistas derrubarem a linhas de transmissão de energia?
Descobri que talvez dê... mas não entendo como seria possível que essas tecnologias descentralizadas permitiriam transações off-line sem confirmar se tem grana sem acesso à internet... como seria possível?
E tem a questão do medo de uma instabilidade política, econômica ou geopolítica que acaba afetando a confiança dos investidores em relação ao Bitcoin. Vejo o exemplo do meu marido, ele compra ouro, motos ...já vi até Yuan por aqui. Os sats quem tem sou eu.
Reconheço que da forma que as coisas estão evoluindo no mundo, ditadura, genocídios, provável apocalipse, tudo tem me influenciado significativamente a ficar com os dois pés atrás no uso do Bitcoin nessa era de caos.