Uma possibilidade para a descentralização das leis sobre armas no Brasil!

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que permite aos estados e DF legislarem sobre porte de armas.

O projeto foi defendido por Caroline de Toni, a presidente da comissão e autora do projeto, e recebeu 34 votos favoráveis, contra 30 votos contrários.

A CCJ é a principal comissão, mas antes de aprovar ainda vai pro congresso e depois para o Lula, que provavelmente vetará. E então voltará pro congresso que pode derrubar o veto.

Vamos esperar pelo melhor!

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

STF vai declarar inconstitucional.

É uma possibilidade, mas ampliaria ainda mais o descontentamento com ele e poderia levar mais pessoas a agirem para a queda do atual governo e para a perda de confiança no Estado.

O Estado se mantém pela crença, então se as pessoas não acreditarem mais nele como meio para melhorar as coisas, ele vai perder poder.

Assim, em qualquer que seja o fim disso, produzirá mais descentralização.

"Ovô derrubá" - STF

Concordo, nenhum estado consegue se manter só pela força, pelo menos a maioria do gato precisa ficar manso. E creio que o agorismo e a cultura cypherpunk são mais efetivos contra ele do que eleições e protestos, bom que todas essas coisas estão ganhando força

Governos ruins conseguem desacreditar a população sobre o Estado, o governo Dilma no passado foi tão vexatório e ridículo que muitas pessoas passaram a desejar o fim do Estado. E o governo atual do mesmo jeito...

É questão de tempo até as pessoas começarem a se organizar paralelamente ao Estado e buscarem resolver os problemas elas mesmas, mas tanto anonimidade como a descentralização tecnológica são um meio muito mais eficaz para grande parte disso.

Mas creio que boa parte disso acabará quando finalmente houver protocolos para facilitar a segurança privada e para produzir leis locais baseadas em consenso.

Já temos dinheiro descentralizado e protocolos de comunicação descentralizados e creio que sistemas de arbitragem e justiça serão os próximos, ainda me lembro de quando o bittorrent era o que havia de mais avançado em termos de P2P, impressionante o quanto isso avançou nos últimos anos.

Sim, também creio que arbitragem e contratos será o próximo passo, tentaram lá atrás usar a rede ethereum para fazer isso, mas foram vendo que não dava certo...

Mas hoje já tem o pessoal da Private Law Society, que tá conseguindo dar o ponta pé nisso.

Porém, já vejo que essa não será a real virada de chave, mas sim em um sistema descentralizado de defesa, baseado em seguro e segurança. Ou seja, a pessoa contrata um seguro que ameniza os riscos da ação do Estado ou outros entes criminosos contra ela e pessoas autônomas (seguranças, funcionários públicos, informantes) iriam buscar reduzir esses riscos interferindo direta ou indiretamente para que o Estado não consiga agir sobre o contratante.

Para facilitar ainda mais o entendimento, o Wase, por exemplo, permitiu que as pessoas evitassem blitz, locais perigosos e engarrafamentos por pessoas informando a outras pelo app. Agora imagina isso sendo ampliado para outras areas, descentralizado e com Bitcoin no meio kk