Na minha opinião e acho que na de muitas pessoas, uma rede social ou cliente onde o usuário não consegue apagar ou editar suas postagens é aquela que impõe uma espécie de permanência obrigatória ao conteúdo publicado, limitando a autonomia do usuário sobre seu próprio histórico digital. Um "perdeu mané, não amola!"
Discussion
A questão não é tão simples assim. Quando se posta algo na internet, infelizmente não existe garantia nenhuma de que aquele conteúdo será deletado. É uma falsa ilusão achar que foi deletado.
É como na vida real, se vc diz algo, não pode "desdizer". O que vc pode fazer é se retratar, corrigir em uma nova fala que se arrependeu e etc.
Mas eu até concordo que deveria ter uma opção de solicitar deletar ou editar uma nota. Mas informando o usuário que os relays podem ou não respeitar sua decisão.
Sem liberdade de expressão? A impossibilidade de editar ou deletar afeta a liberdade dos usuários de se retratar ou corrigir informações. Em um país que é uma ditadura, é de alto risco publicar em uma rede social assim. Vou definir esse tipo de plataforma, como "rede social com conteúdo imutável" ou "plataforma com postagens permanentes". Acho que fica melhor o termo "rede social com conteúdo irreversível".
Não, Não. Tendo como deletar, é excluída a postagem do banco de dados e mesmo eles fazendo um print da postagem, eu nego e digo que foi photoshop ou IA. Agora postagem eterna fica informações, como o ip, data, hora e dados do aparelho que você usou. E VPN é ilusório, a ditadura pode solicitar as informações com as empresas que fornecem o serviço. Achei chata essa rede e foi desenhada para prender os pseudos bandidos.
O que acha de usar somente um relay e esse relay ser vc mesmo que hospeda? Talvez assim seus problemas são resolvidos.
Outra coisa: Vc acha que um relay escondido lá sei lá, na Rússia, rodado por um anônimo, tem capacidade de ser descoberto facilmente e enviaria dados para governos?
Precisaria de financiamento para o que você propõe. Ser anônimo na Internet é lenda e não adianta dizer que tor e signal são mais seguros, quando sabemos são ou foram financiados pela CIA. Temos que usar as ferramentas ao nosso alcance, postar, apagar, negar, mentir, confundir. A mesma tática que o presidente alucinado americano usa para enganar o povo americano.
Sim, ser anônimo na internet é lenda, mas o motivo é porque sempre cometemos erros que permitem a nossa identificação e geralmente não é por falhas técnicas nos serviços que permitem ficar anônimo.
Gostei da parte final da sua nota, haha