Ah, sei lá.. pq as vezes eu sou meio grosseirão nos meus comentários, faço fofoca, enfim... Por exemplo, aí em cima eu chamei o irmão da nostr:npub1n4st260vuvdsdev4tjm6t80fesld26dvv93ndvvkcah3lqfax7hqse4mvu de "hacker e podre de rico". Eu não deveria ter falado isso! Aliás, eu nao deveria falar da vida alheia!, dizer onde eles moram etc.. Sei lá, sou meio fofoqueiro, tenho mil defeitos, nem queira saber rs. Eu acompanhei/segui a nostr:npub1n4st260vuvdsdev4tjm6t80fesld26dvv93ndvvkcah3lqfax7hqse4mvu e a nostr:npub1z4nzyadcrntudneax24k679ut5u9ezhmyrsd78zavt79ydyjd9qspap5ff lá no Twitter por muitos anos, elas vieram de lá! A nostr:npub1n4st260vuvdsdev4tjm6t80fesld26dvv93ndvvkcah3lqfax7hqse4mvu e a nostr:npub1z4nzyadcrntudneax24k679ut5u9ezhmyrsd78zavt79ydyjd9qspap5ff são cunhadas! A Lea é irmã do Benjamin (que a Luiza tanto falava por aqui), e o Benjamin é noivo/marido da Luiza. Na vdd, elas compartilhavam muito da vida delas lá no Twitter, principalmente a Luiza! A Luiza era praticamente uma influenciadora digital por lá, tinha quase meio milhão de seguidores na época (uns 490 mil, eu acho). Entao eu acabei conhecendo muito da vida deles (da família deles!), até foto da família eles postavam!! Antes da Lea chegar ao Nostr, eu já sabia que a Luiza era noiva do Benjamin e que o Benjamin tinha uma irmã trans, no caso a Lea.. Conheço elas de lá do Twitter. Sei que o irmão da Lea é hacker profissional, minerador de bitcoin e o escambal (por isso falei que é podre de rico, e é mesmo! rs). Não foi na intençao de ofender o irmão dela.. Enfim, pra resumir, eu acho isso feio, eu ficar falando da vida outros, esse por exemplo é um comportamento que tento evitar, embora não pareça, entendeu? rs.
Discussion
tenho certeza de que nada do que você faz é diferente do que todo mundo faz às vezes. não que isso não possa mudar, eu acho que a gente pode mudar muita coisa quando a gente se acolhe e vê as raízes dos nossos vícios, se deixa sentir o que precisa e deixa ir. mas é só pra dizer que você não é pior que ninguém por fazer qualquer coisa que você faça.
parece que você se interessa pela história das pessoas e você faz conexões e se orgulha disso de algum jeito. então isso que você chama de fofoca seja só um jeito de celebrar a sua atenção aos outros. talvez tenha outros modos de fazer isso, mas esse foi o que você encontrou até agora. talvez isso mude, mas eu arrisco dizer que não é tentando parar com isso que isso vai se transformar, talvez tenha algumas camadas que te impelem a agir assim. se eu puder dizer algo: só observa seu comportamento que te causa desconforto e se acolhe. talvez você já esteja fazendo isso.
Nossa! Você ate me emocionou, sabia? Serio msm! (Sim! Os brutos tbm choram!!) rs. Que empatia, que acolhimento, que gentileza e compreensao com os meus DEFEITOS!!! Confesso que é a PRIMEIRA vez que alguém me trata com tanta educação e empatia aki no Nostr! JURO por Deus!
Você é psicologa?? Eu tbm sempre busco entender o comportamento das pessoas, e isso é um hobby bem interessante pra mim. A nostr:npub1n4st260vuvdsdev4tjm6t80fesld26dvv93ndvvkcah3lqfax7hqse4mvu, por exemplo, é uma pessoa muito interessante para se "estudar". Eu já percebi, desde lá do Twitter (á muitos anos), que o "goticismo" dela (gostar de tudo preto: fotos, banner, flores, roupas, unhas, esmaltes, emojis etc.) é um luto, uma forma de se defender do mundo que a agride desde criança, e ela tbm tem transtorno bipolar (olha eu aki fazendo fofoca de novo kkkkkkkkkk tá vendo como não me corrijo?). Foi lá pros EUA fazer tratamento experimental com lítio injetável (algo que ainda nao existe no Brasil) e acabou ficando por lá na casa que o irmão deu pra ela. Imagina vc: a pessoa ser trans e bipolar?? Dá pra perceber uma certa revolta nesse anarquismo dela. Outro fato bem curioso é que ela, embora saiba PERFEITAMENTE portugues, muito raramente escreve em PT, isso desde lá do Twitter, quando ela ainda morava no Brasil. Acho que isso tbm é uma forma de defesa, uma forma de tentar "codificar" o que ela quer expressar para, de certa forma, manter "privado" aquilo que deseja tornar público, entende? Para que nem todos possam entender tão facilmente o que ela quer expor .. é bem louco isso... Também nao entendo porque ela nao tira logo o nome "leandro" (sei que ela ODEIA esse nome, prefere ser chamada só de Lea), mas mesmo assim ainda o mantêm. Talvez, imagino eu, para não perder completamente a conexão com quem um dia ela foi no passado... enfim...
Outro fato bem curioso é que ela e a nostr:npub1z4nzyadcrntudneax24k679ut5u9ezhmyrsd78zavt79ydyjd9qspap5ff (volta, Lu!) se dão super hiper mega bem!, mesmo sendo pessoas completamente diferentes, era algo realmente muito bonito de se ver... A Luiza direitista, conservadora, bolsonarista e até homofóbica, abria uma excessao no coração dela para amar a cunhada e amiga Lea incondicionalmente.. Era algo muito bonito de se ver!! A nostr:npub1z4nzyadcrntudneax24k679ut5u9ezhmyrsd78zavt79ydyjd9qspap5ff as vezes fazia postagens transfóbicas, mas se alguém ousasse a cometer atos de transfobia contra a nostr:npub1n4st260vuvdsdev4tjm6t80fesld26dvv93ndvvkcah3lqfax7hqse4mvu, ela (Luiza) defendia com unhas e dentes a amiga e cunhada, feito uma leoa rs. Amizade muito bonita mesmo, pena que a Lu saiu do Nostr, senaõ vc tbm poderia presenciar isso aki, era um amor de irmãs msm!
Obrigado pela empatia! Vc ganhou um novo seguidor (e se quiser nao precisa me seguir de volta naõ que eu só posto bobeira, serio msm, vai poluir seu feed) kkk. Beijao!
a gente só precisa tomar cuidado com as nossas projeções em relação às outras pessoas. perceber que essas percepções que a gente tem dizem mais sobre nós do que sobre elas e são sempre parciais. não acreditar demais nelas.
observa se você foge de olhar pra você mesmo, de sentir o que você sente, olhando pras outras pessoas. você me parece muito sensível e realmente interessado nas outras pessoas - e tem muita coisa potente que pode surgir disso, mas precisa ter coragem de olhar pra você e ficar com o que você sente pra dar conta de oferecer sua sensibilidade a serviço das pessoas e não como "fofoca", como você diz.
eu não sou psicóloga, mas sempre me interessou o comportamento das pessoas, educação e eu fui aprendendo muitas coisas sozinha e fazendo alguns cursos também, sempre exercitando em mim mesma e com algumas pessoas também.
fico feliz que você tenha se sentido acolhido. é que pra acolher alguém, a gente precisa viver isso internamente, se acolher. e eu tenho trabalhado nisso há alguns anos, então acaba sendo mais fácil pra mim. a gente não aprendeu a se acolher. desde crianças dizem o que a gente pode e não sentir, tentam calar, distrair, mudar o que a gente sente - e nada disso é acolhimento. então é normal que muita gente (ou todos nós) tenha dificuldade de acolher o outro.
mas é isso. tô aqui. :)