Ainda vou elaborar mais o conceito. Mas basicamente, penso no momento que:
- fungibilidade, conceito jurídico, tem a ver com contratos e obrigaçoes. Se eu te devo um certo objeto, se ele é fungível, posso dar qualquer um de mesma qualidade. Se é infungível, devo dar apenas aquele específico
- ex de fungível: quilo de açúcar, litro de gasolina. Ou tb pode ser algo detalhado com "iPhone 13 Max 256 GB space gray lacrado na caixa"
- ex de infungível: a pintura Mona Lisa
Neste sentido, a rede Bitcoin trata os bitcoins/utxos como bem fungível. Tanto faz qual é o bitcoin, tudo funciona igual.
Entretanto, por ser um livro-razão público, o bitcoin on-chain possui alta rastreabilidade. E é a característica de rastreabilidade que permite às partes serem mais exigentes (ou nao) dependendo do contrato privado.
Assim, uma exchange pode se recusar a receber depósitos vindos de coinjoin ou OFAC. Uma pessoa envolvida com Ordinals pode recusar certos sats e pagar mais caro por outros sats que na opinião dele são mais raros.
Já na Lightning Network, a estrutura de liquidez remove o aspecto de rastreabilidade em certas transações. Assim, pode ser argumentado que fica mais difícil a rastreabilidade e, por consequencia, fica mais fungível.
Vou melhorar e elaborar em cima dessa direção. O que acham até agora?