Eu evito dizer isso para manter o meu anonimato, mas sou Engenheiro Agrimensor, eu estudei sobre a medição e delimitação de terras, estagiei na área de cadastro territorial urbano e atuei por um tempo como topógrafo e mesmo assim é muito difícil pra mim dizer qual seria a melhor solução de fato...

Digo isso, pois mesmo com o Estado tendo vários dados de medição e uma estrutura cartorial muito bem amarrada (e eles fazem questão que dê certo para saberem o máximo sobre a sua propriedade, apesar das burocracias e erros), acontecem muitos problemas, principalmente em relação aos confrontantes da propriedade com a de vizinhos e que são em muitos casos causadas entre os proprietários, seja por entrigas ou por falta de instrução mesmo.

Para você ter uma ideia... A maioria das pessoas mal sabem reconhecer a casa delas em um mapa do Google Earth, muitas mal conseguem entender as plantas da própria propriedade ou sequer as têm. Elas são extremamente dependentes do Estado para isso.

Agora imagine como seria implatar um sistema totalmente descentralizado... Muitas pessoas sequer saberiam o que fazer, principalmente aquelas que sempre viveram no campo e tem pouca formação nestes assuntos.

Por isso, é um assunto muito complicado de chegar a uma solução final. Hoje existem muitas tecnologias para ajudar, mas ainda são caras ou inacessíveis para o entendimento popular, principalmente se combinadas.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.