[ChatGPT] Qual é o maior problema da humanidade segundo o senso comum?

ChatGPT:

Segundo o senso comum, o maior problema da humanidade geralmente é visto como a **pobreza e a desigualdade social**. Muitas pessoas acreditam que a falta de acesso a recursos básicos, como alimentação, educação e saúde, é uma das principais questões que afetam a qualidade de vida e a estabilidade das sociedades.

Outros problemas frequentemente mencionados incluem:

1. **Conflitos e guerras** – A violência e os conflitos armados são percebidos como ameaças significativas à paz e à segurança global.

2. **Mudanças climáticas e degradação ambiental** – A consciência sobre os impactos ambientais e as mudanças climáticas tem aumentado, com muitos reconhecendo que isso representa um desafio urgente.

3. **Saúde pública** – Questões como epidemias, acesso a cuidados médicos e saúde mental são frequentemente vistas como preocupações importantes.

4. **Desemprego e crise econômica** – A instabilidade econômica e a falta de oportunidades de emprego são preocupações comuns que afetam a vida cotidiana.

Assim, o senso comum tende a identificar a **pobreza e a desigualdade social** como um dos maiores problemas, junto a outras questões interligadas que afetam a sociedade global.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Concordam que as pessoas em geral pensam assim?

Concordo

O maior problema é a solução que as pessoas querem pra esses problemas-> mais estado!

Eu repeti essa pergunta para que ele respondesse segundo várias figuras importantes da história e as respostas tendiam a ser bem mais abrangentes que somente o Estado.

E eu mesmo tirei a conclusão de que o maior problema da humanidade é a mentalidade fixa, ou melhor, a falta de curiosidade e humildade...

A maioria das pessoas não querem pensar diferente e não aceitam estarem erradas, e por isso erram e continuam errando.

Voltamos ao Ego então hahaha

O problema do humano é achar que é racional quando é mais sentimental do que qualquer coisa.

Discordo da ideia de que isso se refere diretamente ao ego. Muitos que afirmam ter controle sobre o 'ego' (que se demontram humildes ou até ensinam sobre o assunto) continuam presos a pensamentos fixos e embora se afastem dos excessos externos, acabam se fechando nas mesmas ou novas concepções.

Assim, os que se dizem muito 'desapegados' do 'Eu' se tornam muito fixados nisso e assim muito fluidos, flutuantes e relativistas, perdendo a conexão com a objetividade exterior. Por outro lado, os muito 'apegados' tendem a ser rígidos, teimosos e egocêntricos, distantes de sua subjetividade mais profunda.

A questão, a meu ver, está na mentalidade fixa, a falta de curiosidade para buscar externamente o que não se sabe, e a falta de abertura e moderação para julgar internamente o que se tem contato. Essa rigidez, tanto na exploração do novo quanto na reflexão genuina sobre o que se experiencia, impede que as pessoas se aprimorem e parem de cometer os mesmos erros e enganos.

Desinteligência Artificial 🧠

Mas aí, se as pessoas em geral pensam assim, é uma desinteligência global kkk

Mas e se perguntares ao chat GPT:

"Qual é o maior problema da humanidade na verdade?"

Já perguntei... Não sai muito dessa base.

Então perguntei qual é o maior problema da humanidade de acordo com cada pessoa: filosofos, economistas, líderes espirituais e até ditadores genocidas kk

Foi até bem interessante e consegui tirar a minha própria conclusão.

Essa AI de inteligência não tem nada, é apenas um papagaio do sistema.

É verdade que pode ser um auxiliar importante para varias tarefas mas não acredito que algum dia passará de um auxiliar. Apenas será um auxiliar cada vez melhor.

Concordo com você, é um termo enganoso, mas vai num sentido semelhante de "rede neural", não é uma rede de neurônios de verdade, mas um formato análogo.

Apesar de que em relação a "inteligência" o termo é naturamente bem amplo, já que animais, desde os mais simples, também tem algum nível de inteligência, só não tem a consciência humana, a consciência argumentativa.

E em relação a ser sempre um auxiliar, eu não tenho opinião, eu não sei que componentes seriam necessários para as IAs serem conscientes.

Pra fugir do senso comum eu diria que é a “preferência temporal”. Quando você consegue adiar boa parte das recompensas, a tendência é que as coisas vão de ajeitando com o tempo e você prosperando. Obvio que nem toda a humanidade conseguiria fazer isso senao a economia talvez colapsaria de uma forma geral mas você conseguir adiar coisas por não querer ser curto prazista talvez resolveriam algumas questões.

Acho que a preferência temporal é uma faca de dois gumes, pois pode ser usada tanto no sentido construtivo, como no sentido destrutivo, como na prática de Estados e outras máfias de irem continuamente subvertendo a população, mesmo que a população se esforce muito visando um longo prazo.

A minha visão sobre o problema é essa:

nostr:nevent1qqsg6jvthe5alcwvgyuk0kasz6rz0g7m3rm5a5x70n6s3td94yyxtvgpz4mhxue69uhhyetvv9ujumn0wd68ytnzvuhsyg99aez8269zxu3zd4j8qya92fg7437ax745pqz22ys6v08zef65qypsgqqqqqqsam6uk0

o corpo de treinamento das IAs tem muita mainstream midia, não dá pra deixar de ser 'normie'

pedir pra IA responder como um personagem historico pode ser bem mais produtivo mesmo, ela procura textos que tem a ver com o cara, e cria outro contexto.

Sim. Mas infelizmente tão tem muitas alternativas ao nível do ChatGPT em termos disso e de qualidade da resposta...

As alternativas que tendem a ser menos enviesadas pelo mainstream, são também as que menos tem capacidade de resposta em termos gerais.