CORE x KNOTS

Meus dois centavos

(Alerta de textão)

Estive dando uma investigada no que está rolando nos bastidores do Bitcoin, e essa é minha não-solicitada opinião.

Se os filtros do OP_RETURN supostamente não trazem benefícios, também não podemos acusá-los agora de serem repentinamente um grande perigo para a rede, já que estão aí há anos e o Bitcoin segue muito bem, obrigado. Isso já me deixa com uma certa suspeita quanto aos alarmistas que querem empurrar apressadamente a derrubada de todos os filtros.

Mas o debate verdadeiro não gira em torno da existência ou não dos filtros, mas em pontos mais fundamentais, e apesar da discussão se disfarçar de técnica, ela é uma discussão de princípios e (especialmente) de narrativas, e algumas dessas narrativas simplesmente não me descem.

TRUST THE SCIENCE

A primeira narrativa semi-oculta é a de que devemos simplesmente confiar nos devs de que isso é uma medida necessária, independente do que os plebs queiram fazer com suas mempools. Lembrando que não há intenção nenhuma por parte dos plebs de sair do consenso da rede.

Isso já me disparou 30 tipos de alarmes. O Core também não parece estar nada feliz com aqueles que querem livremente recusar sua atualização, o que intensifica a narrativa de trust the science.

Se os filtros são completamente inúteis, não é necessária se preocupar com quem quer rodar o Knots e manter seus filtros. Já se a existência dos filtros tem algum tipo de interferência real na rede, eles não são inócuos na verdade, e sua derrubada ou permanência tem sim consequências. Seria por isso que Core não quer que as pessoas sigam usando os tais filtros "inúteis" e "obsoletos"? Há alguma intenção oculta por parte dos "especialistas" que não cabe ao pleb saber porque ele não é especialista e não tem direito de escolha?

DADOS SÃO DADOS

Os defensores do Core colocam também o argumento de que dados são dados. Apenas um punhado de 0s e 1s no ciberespaço. Isso é uma visão nominalista e autocontraditória. Fosse assim, não seria possível sequer argumentar em favor disso, já que as mensagens enviadas por eles na rede são apenas 0s e 1s indiferenciados. Mas não são, não é mesmo? São mensagens com sentido intencional, com o propósito de surtir algum efeito real e concreto no mundo e nas pessoas. Se formos por este caminho, nem mesmo os dados existem. O que existe é apenas a rede de computadores físicos com transistores ligados e desligados. Esse raciocínio (ou raciossímio) leva à loucura. É óbvio que há informação real e intencional que diferencia os diferentes tipos de dados que transitam na rede. Dados financeiros da rede Bitcoin são uma coisa, dados não financeiros são outra. Isso é o óbvio dos óbvios. Negar isso é puro artifício retórico da pior espécie. Ninguém aceita todos tipo de spam no e-mail só porque "dados são dados". O mesmo se aplica à realidade física não cibernética. Um livro por acaso é apenas papel e tinta? Uma obra prima da literatura e um livro com letras aleatórias são a mesma coisa?

Não me venham com o experimento dos infinitos macacos datilografando porque isso é retardado. Leiam sobre Informação Complexa Especificada em William Dembski e vejam que infinitos macacos digitando infinitamente não produziriam sequer a primeira página da Divina Comédia. Saiam do mundinho pseudointelectual dos inteligentinhos rebeldes. Não somos computadores de carne e nem agimos por puro acaso naturalista. Vão ler um livro decente sobre filosofia da mente e psicologia, pelo amor de Deus.

ATAQUE DE CP E CSAM

Sobre CP ser indiferente por "dados serem dados" releiam o tópico anterior, especialmente o final.

Sobre a possibilidade de um ataque spam de conteúdo ilegal, que tornaria ilegal a posse de nodes de bitcoin em boa parte do mundo, o Core parece desconversar e fingir que é uma possibilidade distante, apesar de isso ter literalmente ocorrido já com o BSV. A história é idêntica. Derrubaram os filtros e a rede foi imediatamente floodada de conteúdo abominável.

Mas espera. Por que razão isso não ocorre agora mesmo na rede Bitcoin também? Ou isso pode acontecer agora, independente dos filtros, mas não acontece porque ninguém quer, ou os filtros impedem. A experiência do BSV pode ajudar. Respondam essa para si mesmos.

SHITCOINHAGEM

Notei que os defensores da derrubada dos filtros contam em peso com apoiadores de shitcoins quaisquer. Os maximalistas normalmente estão do lado dos filtros.

Percebi que os shitcoinheiros são como imigrantes que saem do terceiro mundo para o primeiro, mas em vez de aproveitar os benefícios do primeiro mundo, querem trazer consigo tudo o que torna o país deles um lugar fudido. O shitcoiner não quer vir para o Bitcoin porque aqui é bom, ele quer fazer as shitcoinhagens bosta dele numa rede que tenha algum renome e valor, já que a moeda dele é um lixo que ninguém quer tocar.

CYPHERPUNK LARPERS DE PRIMEIRO MUNDO

Por último, o tópico que mais me irrita na verdade. O cypherpunk larper. Sim, você, aí nos Estados Unidos ou na Europa, é literalmente o Case de Neuromancer, ou o Winston de 1984. Um guerreiro solitário lutando contra um sistema totalitário distópico e opressor que quer controlar todos os aspectos da sua vida. Fácil mesmo é ser um argentino ou um brasileiro fudido. Aqui sim dá pra sermos livres e soberanos.

Parem com essa frescura. E parem de dar ouvidos a quem quer viver aventuras e devaneios de soberania virtual. Eu sou tão à favor da privacidade e da soberania quanto qualquer um aqui, mas pelo amor de Deus, coloquemos as coisas em perspectiva. Parem de querer marginalizar o Bitcoin só porque é cool. Vão pro monero se ele é tão legal e cypherpunk. É só esperar passar o ataque de 51% e torcer pra não ter nenhum rollback muito brutal de novo.

Os "cypherpunks" querer viver o sonhozinho anarquista, mas não pensam que para muitas pessoas o Bitcoin é realmente um bote salva vidas. Eu mesmo já ajudei vendedor ambulante a fazer uma wallet e adquirir btc pra proteger seu ganha pão contra os bancos que sugavam tudo dele por ele estar endividado. Mas o pseudocypherpunk quer que esse cara se foda. Ele quer a fantasia adolescente de AnOnImAtO e rebeldia (que por alguma razão inclui shitcoinzar o Bitcoin). Mesmo que isso custe colocar o Leviatã em combate direto com os pobres que só querem proteger as últimas migalhas que os estados comunistas estão tomando.

FINAL THOUGHTS

A remoção total dos filtros me parece injustificada, além de trazer riscos previsíveis, para não falar dos imprevisíveis que podem aparecer depois como assombrações.

E mesmo que o Core de fato tire os filtros, a guerra contra quem quer simplesmente mantê-los na própria mempool sem sair do consenso é suspeitíssima, já que eles mesmos dizem que isso seria indiferente.

Meu veredito pessoal?

Core está sob ataque institucional e psyop.

Quem discorda, discorde. Não mando em você, pense o que quiser.

Deus proteja os bitcoiners, e que essa disputa não nos foda desnecessariamente.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

vamos morrer

Eventualmente, sim