> «Uma em cada 10 famílias na Europa tem cripto. Lagarde avisa para “riscos significativos”»

> «O BCE considera que os riscos para a estabilidade financeira da Zona Euro decorrentes dos criptoativos estão, para já, limitados. Mas avisa para a necessidade de uma monitorização mais atenta e defende que acelerar o progresso no sentido de um euro digital é uma prioridade estratégica.»

Todas as declarações de Lagarde, cheiram a medo. Estão a colocar medo nas populações, para justificar a necessidade da aprovação da CBDC.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/criptoativos/detalhe/uma-em-cada-dez-familias-na-europa-tem-cripto-lagarde-avisa-para-riscos-significativos

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

O problema é que os banco comercais não querem aderir. Já há banco a pedir autorização para criar a propria stablecoin basiado no dolar americano.

Vai ser interessante essa luta.

Acho pouco provável bancos europeus criarem stablecoins de dólares.

No caso das stablecoins de euro, o MICA é muito restritivo e obriga o emissor a colocar os colaterais em vários bancos europeus.

Mas tarde ou mais cedo, o BCE vai colocar políticas de controle de capitais nas exchanges de criptomoedas. Vão proibir as stablecoins de dólar, só será possível negociar em euro.

Vamos ver... Parecem-me bastante apressados. As burocracias e processos na europa andam devagar, vamos ver se a pressa deles não os leva a forçar demasiado a barra...

As CBDC de certa forma retira importância aos bancos comerciais, penso que haverá resistência da parte deles.

Mas a arquitetura do euro digital foi projetada com o apoio dos bancos comerciais, para não acontecer esse problema. Os bancos comerciais não vão perder importância ou será residual.