Porque será que Profs saem do Bostil até pra univ. de 3a linha dos EUA?

Epoca da pós... Proposta de projeto precisava de 3 orçamentos oficiais pra cada compra na submissão, ou carta do fornecedor declarando exclusividade no Bostil ou que não há representante no Bostil (pra justificar importação). Óbvio, entre a submissão, aprovação e a compra efetiva, preços caducavam.

Depois os profs. colavam notas fiscais em caderninho (até papelaria e sedex, não só coisa grande), organizadinhas cronologicamente e indexadas conforme planilha excel padronizada, tudo ia com o relatório. Separado entre material permanente, custeio, consumo, serviços, etc. Porque tempo de doutores é recurso sobrando em qq país decente, né? E uma época, não permitiam optar pela modalidade de sedex rápido sem justificativa.

Hoje com NF-digital deve ser mais fácil. E permitem enviar orçamentos oficiais detalhados só depois da aprovação, na submissão valem preços de web sites.

Entregas eram em endereços pessoais, pois coisas se perdem internamente... Eu inclusive, desde que uma editora me enviou livro pra revisar. Vieram me cobrar a revisão, mas não recebera o livro. Rastreamos: foi entregue na instituição, mas nunca chegou até mim. A editora nunca mais me mandou nada.

Na mesma época, estive em grande univ. americana. Especifiquei compras, mostrei os sites pro Prof., equipamento não-previsto no projeto mas necessário. Ele me emprestou o cartão para pagar online, alguns milhares de US$.

no dia seguinte, o Prof. bateu na nossa sala: "Já chegou? Não?? 3 dias???? Na proxima vez peça entrega overnight!"

O tonto aqui quis economizar 20 bucks pedindo entrega standard.

Pedindo via Fedex no nome do Prof., o entregador entregava no lab correto. A univ. tinha conta Fedex própria e cadastrava endereços internos dos indivíduos. Automaticamente caía internamente no nome dele, já visível pra secretária contabilizar entre projeto e univ.

Tudo recebido, inocentemente coletei invoices, e levei-as à secretária, que ficou me olhando:

- Porque essas invoices?

- Compras do projeto tal do professor Fulano.

- Pagou com o seu $, precisamos te ressarcir?

- Usei o cartão do Prof..

- Porque as invoices então?

- Para sua contabilidade e prestação de contas?

- Não sei como fazem no seu país... Se usou cartão, vem na fatura. O Prof. indica qual item é de qual projeto, e está resolvido.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.