Meu pai, um idoso de 75 anos, nascido e criado na roça, recebeu duas multas de quase R$ 200,00 cada, além de 5 pontos na carteira (por multa), por suposta “evasão de pedágio” no sistema Free-Flow, enquanto dirigia por uma estrada desconhecida.

Ele sequer percebeu a existência desse “pedágio” sem cancela. Não viu nenhuma placa informativa — e, mesmo que tivesse visto, não saberia o que significa “Free-Flow”.

Essa situação vai além da simples discussão sobre a “indústria das multas”. A reflexão que fica é: quantas leis e normas nós descumprimos todos os dias, sem sequer saber que elas existem?

No Brasil, há mais de 7 milhões de leis e normas. Temos uma das maiores constituições do mundo — a segunda ou terceira maior, dependendo do critério. Chegamos ao cúmulo de ter leis municipais que regulam até a espessura da massa do pastel na feira!

A conclusão é clara: é impossível não ser um “criminoso” no Bostil. A sua simples existência estará sempre em conflito com alguma das mais de 7 milhões de leis inúteis que regem a federação, os estados e os municípios.

#brasil #bostil #brazil

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Ao menos isso serve para provar um ponto para todo mundo... Que uma lei estar escrita nada diz sobre ser correta e muito menos sobre serem necessárias.

Por outro lado, saber disso também não faz tanta diferença. No Brasil, a população em geral é amplamente incapaz de fazer políticos mudarem de comportamento por diversos motivos...