Não falei em nenhum momemento de incapacidade de uns ou de outros, nem de exploração de brancos sobre negros, falo que o Estado criou mais degraus para a ascensão social dos que tinham menos recursos, 'contatos' ou uma base cultural (educacional) mais profunda, que em sua maioria era os índios e os africanos, que foram e continuam marginalizados pela própria ação do Estado, tal como pela burocracia para se inserir no mercado de trabalho, pela criação do salário mínimo e pela alta tributação em produtos, que cria uma grande barreira para a superação econômica das classes sociais mais baixas.
Não defendo inclusive que nenhum desses grupos deve algo a outro, senão o Estado, que deve a todos nós pela escravidão moderna que nos impõe.
E por favor, pare de chamar pessoas que mencionam a relação entre etnias e as suas posições econômicas gerais, de racistas, isso não é sobre cor de pele é sobre uma realidade visível... Muitos índios ainda vivem em tribos muito afastadas com recursos escassos e muitos descententes de africanos ainda vivem também afastados de regiões com infraestrutura básica, e você pode verificar isso em qualquer mapa de distribuição populacional no Brasil.