Infelizmente Renato trezoitão comete um erro crasso ao citar que a escravidão seria revogada em quarenta anos sem a lei áurea. A escravidão principalmente a escravidão no Brasil era brutal e nojenta. Os estrangeiros incluindo europeus e norte americanos se assustavam com tamanha maldade que ocorria no país pois a vida dos escravizados era de trabalho intenso e punições severas pela menor falta cometida. A abolição da escravidão já era discutida desde a independência do Brasil em 1922 que tinha entre seus defensores José de Bonifácio de Andrada e Silva e até mesmo Dom Pedro I ( Dom Pedro IV em Portugal) pois consideravam um câncer que deveria ser extirpado. A abolição não ocorria devido aos interesses da elite brasileira entre eles latifundiários e donos de grandes minas de ouro e diamante. Caso não ocorresse a lei áurea a escravidão nesse país talvez não durasse “apenas" quarenta anos como ele citou mas sim até hoje. E sobre a segurança jurídica a qual Renato trezoitão cita fico com Luís Gama este a quem homenageio usando a imagem desse herói como meu perfil.

Luís Gama: o escravo que mata o seu senhor o faz em legítima defesa.

#Liberdade #Autopropriedade #LuísGama.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

O pão para mim e para os meus é a Liberdade. Luís Gama.

Esses dias, em viagem com a minha mãe, resolvi colocar no carro um podcast em que ele era convidado. Geralmente coloco coisas em inglês, mas minha mãe não é fluente e pensei que seria interessante ela ouvir sobre Bitcoin. Péssima escolha. Fiquei corado. Conversas sobre genitálias, lubrificação etc. Vulgaridades sem fim.

Foi uma fala totalmente infeliz. A escravidão não pode ser tolerada em hipótese nenhuma.

É sim. A servidão bíblica, por exemplo, nunca foi considerada por Deus como algo intolerável em "hipótese alguma"; depende do caso. Este tipo de mentalidade sua é enviesada. Um ladrão, por exemplo, deve ser escravizado para pagar por seu crime. Prisioneiros de guerra são feitos servos naturalmente, pois se um país invade o outro e seus homens são capturados, estão apenas pagando o preço e merecem perder a liberdade. Já o caso contrário pode existir tb, pois não há ação sem reação, embora esta situação seja moralmente insustentável (de um país invadir outro e ter sua população escravizada). Mas a servidão é uma realidade do mundo caído. Todo funcionário é um servo, um escravo. Só um imbecil acredita que bater ponto todo dia é algo melhor do que ser um servo. É melhor apenas em alguns aspectos, e são muito poucos.

Paulo diz que todo servo deve procurar se libertar, se houver ocasião. Mas não disse em nenhum momento que se deve acabar com servidão. Porque ele sabia que isso jamais aconteceria. E ainda existem os escravos por natureza, que preferem ser escravos.

38oitão é um funça desonesto. Quando vão entender isso? Parem de considerar esse sujeito alguém digno de confiança.