Separar o hype do real é dificil pra leigo. As empresas precisam do hype, pois precisam de $$ de investidores e governos.
Pra tetraplegicos sem fala e similares, pode ser bom ( há complicações, infecções? upgrades? custo? ). A qualidade de vida melhora muito mesmo com comunicação muito limitada. Mesmo apenas o sinal P300 já permitia soletrar palavras bem lentamente, e muda a vida deles radicalmente. (https://en.wikipedia.org/wiki/P300_(neuroscience))
* MUITO mais info pode ser retirada com implante do que com capacete ESG externo. E.g. comandos motores pro braço (macaco comanda braço robotico pra pegar banana)
* capacete externo, 10 anos atras, só retirava, com muito treinamento e calibragem, 3 estados "esq, dir, neutro", estimulando o usuario a pensar em movimentos com a mao esq, dir, ou nada em especial. Não deve ter evoluido tanto assim, se o demo mais recente era jogar um joguinho com o mouse.
* o problema é a falta de padrões. Não só muda tudo de pessoa pra pessoa, a mesma pessoa tem ativação cerebral diferente em dias diferentes.