Por alguma razão gosto muito de ideias e coisas que desafiam a compreensão da realidade. Quando eu era criança, gostava muito de ver e testar experimentos científicos, é a coisa mais próxima de 'magia' como se vê na fantasia, no mundo real kkk.

Fora que sempre fui de pensar sobre a realidade como um todo, gostava de filosofia, mesmo antes de aprender de fato o que é, depois que terminei o colégio.

Nunca me atraiu a ideia de um mundo estagnado, de caminho único, com conclusões prontas e sem o que ser entendido, e ainda mais respostas simplistas ou até esfarrapadas, que cerceiam a curiosidade, o mistério e a exploração como um todo. Por isso que quando alguém diz que "tudo é assim mesmo, não tem como mudar", praticamente me sinto pessoalmente ofendido, pois falando assim elas dizem que ela não consegue entender nada além, nem mudar nada, e assim, os outros também não vão...

O conformismo é tamanho que as pessoas deixam de notar o quanto elas mesmas podem estar sendo um impecilio para que até as coisas a volta funcionem adequadamente.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu também sempre fui curioso sobre o mundo como um todo, e o mais legal: nada é simples nesse mundo, tudo tem um nível de complexidade imenso

Exatamente. Eu gosto de aprender pelo prazer e beleza em descobrir e experienciar, mesmo que não tenha uma utilidade prática ou eu não chegue a uma conclusão fechada sobre o tópico.

Gosto até de ver caminhos diferentes até para coisas bem básicas, tipo: Como tirar o maximo do creme/molho/pasta de um recipiente sem ter que o abrir?... Descobri sozinho que fazer como se fosse arremessar o recipiente na direção da tampa, sem o soltar e segurando a tampa, faz com que a força centrifuga leve todo o liquido pra proximo dela, facilitando usar quando está acabando kkk

Mas percebo que as pessoas tendem a levar o aprendizado como algo fechado em si mesmo e até como algo massante, ao mesmo tempo que não suportam haver perguntas sem respostas, passando a minimizar ambas para viver sempre da mesma forma e com as mesmas dificuldades.

Por isso que a vida é (ou pelo menos deveria ser) um eterno aprendizado

Eu acho q isso vem da infancia sabe, é uma espécie de freio mental. Muitas crianças são repreendidas na fase mais intensa da curiosidade e acabam reproduzindo isso, de forma q se acostumam a evitar qualquer profundidade ou desafio à cultura padrão de seu meio. Espero poder passar pros meus filhos aquele "porquê sim não é resposta" q foi onde minha curiosidade se iluminou e se soltou.

Sim. Os pais, a escola e o mundo a volta tendem a provocar isso, repreendem a qualquer tentativa de diferenciação e de busca por algo além...

A geração boomer e a geração x, por exemplo, eram muito práticos e podaram bastante o desenvolvimento teórico das gerações seguintes, embora as gerações seguintes talvez ainda cerceiem a própria curiosidade e a dos outros, pela falta de paciência no sentido ansioso da coisa.