O que é a #web3 ?
https://void.cat/d/5XNJ6fzPH7j1K4e7xVPDBP.webp
Podemos dizer que é a "nova" #internet, é mais aberta e transparente e promete utilizar a #blockchain e a inteligência artificial para democratizar a internet e a economia. Na prática, é a terceira metamorfose da internet e é gerida por meio de blockchains. Esta "nova" internet promete descentralizar a rede e limitar a influência das grandes empresas de tecnologia e dos governos, permitindo que as pessoas possam escolher onde as suas informações são armazenadas. Em resumo, o objetivo é retomar a ideia antiga de decentralizar a internet e tornar publico e aberto o protocolo.
Quando foi apresentada ao publico, a world wide web permitia pouca interação e as informações ainda eram centralizadas, ou seja, as pessoas tinham acesso, mas não produziam conteúdo. Isso mudou com a revolução da web 2.0, que permitiu a interação entre utilizadores a partir de blogs, chats e redes sociais. Apesar da inovação esta topologia trouxe alguns problemas. Os utilizadores precisam de fornecer informações pessoais para conseguirem ter uma experiência completa e estão sujeitos a divulgação não autorizada de informações confidenciais. A Amazon, Google e Microsoft controlam mais de 70 % do mercado de armazenamento de dados em nuvem.
Um dos conceitos fundamentais da #web3 é a tokenização. Este processo consiste no registo digital de dados numa #blockchain. Por outras palavras, as informações são criptografadas e armazenadas e podem ser verificadas publicamente, mas não podem ser alteradas. As mudanças trazidas por esta nova fase vão acontecer lentamente, como aconteceu com as outras fases. A transição #web1 para #web2 demorou anos. Ainda estamos em processo de construção, mas a popularização da tokenização indica um terreno fértil para o crescimento da #web3.
A consolidação deste mercado está sujeita a testes e falhas. Os desenvolvedores olham cuidadosamente para projetos que fracassaram, a fim de não repetir os mesmos erros. Apesar de vários fracassos, é evidente para mim que a decentralização e a web3 vieram para ficar e vão fazer parte do futuro próximo. Não é apenas a minha opinião, podemos olhar para os investimentos avultados das bigtechs nesta área e para as moedas digitais dos bancos centrais.
Podemos afirmar que o que temos agora é apenas um cheirinho da web3 mas mesmo assim já existe o conceito da #web5. Web5 é um conceito criado pelo nostr:npub1sg6plzptd64u62a878hep2kev88swjh3tw00gjsfl8f237lmu63q0uf63m
que junta a descentralização da #web3 com a velocidade, baixo custo de operação e versatilidade do desenvolvimento da web2.
#bitcoin #btc #altcoins