Mas voltando no campo religioso eu vejo por exemplo o catolicismo como a melhor forma de as massas aprenderem valores morais, e isso se comprova nas sociedades do passado como sociedades que funcionavam muito melhor que a atual. E no campo pessoal se tornar uma pessoa virtuosa requer muita prova de trabalho e não vejo nenhum susbstituto à religiões nesse aspecto. Não tem um caminho facil ou atalhos ao meu ver.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

O catolicismo pode buscar a moral, mas não tem um âmago ético, tanto que em cada país os católicos divergem sobre o que deve ou não ser crime, e em vários casos, inclusive defendem práticas de Estado que agridem a população.

Fora que o campo da virtude e da moral é universal, está na própria filosofia e organização humana, as pessoas só não chegam ao conhecimento delas pela ação do Estado em as obstruir, mesmo que entre católicos.

Ainda assim reconheço a importância do pensamento católico.

Aprendi com o Kogos sobre a questão da virtude da caridade, e sobre como ela surge do esforço do pai para com o seu filho, sem esperar algo em troca, e como isso na sociedade impacta positivamente a todos.

Embora eu veja as virtudes, o entendimento delas e a prática, inclusive essa, como um fato humano e não como como algo de só um grupo.