Eu sei que sim. Mas, o comportamento dos indivíduos é altamente subjetivo, depende da postura psicológica da pessoa em relação ao que ela pretende fazer com o dinheiro que obteve.

Se exercem uma "lavagem cerebral" no indivíduo para que façam algo como, gastar todo o dinheiro em uma aposta, jogo ou em um artista qualquer, isso consegue ter uma altíssima capacidade de o levar a fazer isso, principalmente em crianças, pessoas com problemas mentais e até pessoas mais ingênuas (muitos idosos, inclusive).

Por outro lado, um grande inventor pode morrer sem ver o seu trabalho produtivo ter retorno. Algo parecido aconteceu com o próprio Tesla, que faliu ficando sem nada e sem conseguir terminar a sua última invenção.

A minha conclusão sobre isso tudo é que a economia moderna se tornou altamente dependente de agradar a outras pessoas. Agradar a clientes, agradar a um chefe, agradar financiadores, bajular ou depender de alguém ou algum grupo, rico (como políticos), o que leva a propagação de comportamentos dependentes, infantilizados, apelativos e ideologizados...

Antes da economia moderna, numa economia mais tradicionalista, havia um uma produção bem mais autônoma com pessoas lidando mais diretamente com matérias primas, como água, comida e medeira, e assim tirando o sustento diretamente deles de forma bem mais independente da opinião alheia.

As pessoas bancavam as próprias convicções e valores, e hoje muitas pessoas as vendem. Buscar falar a verdade tem um altíssimo custo, muita gente se dói e busca a morte de quem fala, usando até os meios institucionais para isso.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

E outra coisa... A casa que as pessoas tem ou alugam, o veículo, o pepel que diz que você tá formado em uma área, o banco que você usa para receber e transferir pagamentos em geral e o registro disso tudo tá nas mãos do Estado.

Se alguém de lá ou da vizinhança não resolve não gostar de você e realmente agir contra você, tudo isso pode ser retirado à força e com a aceitação da maioria da população.