Replying to ENSA defasada

# **STABLECOINS PREOCUPA ESTADOS EMERGENTES MAIS DO QUE O BITCOIN?**

#cripto #curiosidade #defi #descentralização #liberdade #stablecoins #bitcoin #btc

Recentemente li um artigo que diz que há uma preocupação com os bilhões indo do Brasil para o exterior através de moedas estáveis (stablecoins), especialmente as pareadas em dólares.

O volume de stablecoins vendidas em 2023 é nove vezes maior que a quantidade de Bitcoin. Parece que as stablecoins preocupam mais os governos atualmente do que o próprio Bitcoin.

Obviamente, os Estados Unidos estão gostando disso, visto que as stablecoins mais vendidas obtém seu pareamento com ele através de uma reserva em dólares americanos, a venda de ativos pareados em outras moedas é bem menor. Isso significa que a moeda americana ficará mais valorizada.

Parece que as moedas estáveis irão tirar o monopólio dos Estados emergentes primeiro que o Bitcoin, mas só ele seria capaz de derrubar o gigante da America, o que acho difícil de acontecer. O USDD já é a moeda oficial da Dominica, e pela velocidade como as stablecoins cresceram esse ano, logo serão fortes concorrentes ao Drex.

Obviamente não estou desprezando o Bitcoin, mas apenas compartilhando o mesmo ponto de vista que já passei em outras notas: será necessário promover stablecoins antes da hiperbitcoinização?

Pensem comigo, stablecoins passam mais segurança aos marinheiros de primeira viagem e ajudam a entender o uso de blockchains. Quem opera Tether por um tempo, quando for operar Bitcoin já vai ter uma boa base de opsec, auto custódia, gerenciamento de chaves e seeds, etc, sem contar que trocar stablecoins por Bitcoin é quase instantâneo, quando o momento chegar, as pessoas só precisariam fazer um swap.

Traduzindo: stablecoin é token de criança e Bitcoin, de gente grande. Se apresentaremos Bitcoins primeiro às pessoas que não estão acostumadas com a dinâmica do mercado cripto, elas podem se assustar pela volatilidade e voltar para o sistema fiat. Mas se mostrarmos os fundamentos da blockchain mescladas com o sistemas fiat (como as stablecoins fazem) elas sentiriam mais segurança. E é por isso que elas realmente vendem mais que Bitcoin. Inclusive Tether é a segunda moeda mais aceita na 25 de março, pelo que li em uma reportagem.

O que vocês acham de começar a apresentar o mundo cripto às pessoas próximas começando por stablecoins? Será o movimento maximalista veria essa ideia como uma condenável heresia econômica? Eu vejo apenas como um método educativo que vale a pena tentar. Aliás, para quem odeia bancos, vale a pena deixar toda a grana em stablecoins, matando dois coelhos numa cajadada: protegendo os valores dos lobos do sistema bancário tradicional e também da volatilidade implacável do livre mercado que, infelizmente ainda não entendeu a filosofia da liberdade econômica e por causa dos swaps contantes para fazer trade, torna o valor do Bitcoin tão instável e até atrapalha sua adoção.

O que achas que aconteceria se metade das pessoas daqui soubessem o que é uma stablecoin?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu não sei como as pessoas confiam cegas em stablecoins, será que alguém faz reserva ou passa o tempo transacionado?

Só tem um pouco de risco a mais que as próprias moedas estatais.

Para as pessoas que entendem um pouco de cripto e de economia, stablecoin é mal vista.

A história do UST ter colapsado como stablecoin algorítmica e a incerteza das reservas do Tether, além das disparidades que USDC já teve perdendo valor em relação ao dólar por causa dos problemas financeiros da Circle, que até teve que ser resgatada, tem levado muitos a dizer que stablecoins são fraudulentas.

Mas é preciso estudar, porque stablecoins são importantes para o mercado cripto e, juntas, tem uma fatia considerável da capitalização do mesmo. Se fosse tão inseguro assim, não seriam ativos tão procurados por pessoas sábias desse meio e conhecidas por cautela.

Tem stablecoins para todos os gostos, as tendências (Tether e USDC), as moedas dos investidores mais cautelosos do Vale do Silício (TUSD e RSV) as algorítmicas com ar de descentralização que prometem não congelar nenhum ativo no contrato (DAI, USDD), o projeto Jarvis que tem stablecoins para quae todas as moedas do mundo, inclusive o jBRL, pareada com real. Por falar nisso, temos ainda Depix, BRZ e BRLA para quem quer pareada com as janjas.

Se tem problema com o sistema fiat, experimente stablecoin pareada com ouro (PAXG) ou outros ativos por aí.

O estudo das stablecoins é bem extenso e nada impede uma pessoa de escolher todas ao mesmo tempo, pois é difícil que todas colapsem de uma vez, não é verdade?

Respondendo sua pergunta, eu acho que a reação das pessoas é mista nesse assunto. Elas não pensarão iguais umas às outras. Stablecoins tem ajudado o Bitcoin a alavancar de tal maneira que, se a Tether colapsar, dizem que o Bitcoin vai cair vertiginosamente, pois é o pareamento mais escolhido nas swaps, até mesmo na Líquid chain.