O que achas que aconteceria se metade das pessoas daqui soubessem o que é uma stablecoin?
Discussion
Para as pessoas que entendem um pouco de cripto e de economia, stablecoin é mal vista.
A história do UST ter colapsado como stablecoin algorítmica e a incerteza das reservas do Tether, além das disparidades que USDC já teve perdendo valor em relação ao dólar por causa dos problemas financeiros da Circle, que até teve que ser resgatada, tem levado muitos a dizer que stablecoins são fraudulentas.
Mas é preciso estudar, porque stablecoins são importantes para o mercado cripto e, juntas, tem uma fatia considerável da capitalização do mesmo. Se fosse tão inseguro assim, não seriam ativos tão procurados por pessoas sábias desse meio e conhecidas por cautela.
Tem stablecoins para todos os gostos, as tendências (Tether e USDC), as moedas dos investidores mais cautelosos do Vale do Silício (TUSD e RSV) as algorítmicas com ar de descentralização que prometem não congelar nenhum ativo no contrato (DAI, USDD), o projeto Jarvis que tem stablecoins para quae todas as moedas do mundo, inclusive o jBRL, pareada com real. Por falar nisso, temos ainda Depix, BRZ e BRLA para quem quer pareada com as janjas.
Se tem problema com o sistema fiat, experimente stablecoin pareada com ouro (PAXG) ou outros ativos por aí.
O estudo das stablecoins é bem extenso e nada impede uma pessoa de escolher todas ao mesmo tempo, pois é difícil que todas colapsem de uma vez, não é verdade?
Respondendo sua pergunta, eu acho que a reação das pessoas é mista nesse assunto. Elas não pensarão iguais umas às outras. Stablecoins tem ajudado o Bitcoin a alavancar de tal maneira que, se a Tether colapsar, dizem que o Bitcoin vai cair vertiginosamente, pois é o pareamento mais escolhido nas swaps, até mesmo na Líquid chain.