sendo libertário somente enquant o Rei não retorna, pois depois serei monarquista

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Apocalipse Cap. 3 | ARC

21 Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.

Sua frase foi legal, mas a monarquia bíblica é puramente libertarianismo.

O povo vive dentro da "condomínio" de Deus, cada um com suas casas e regras. Desde que não violem a regra do condomínio.

A mesma lógica de um contrato libertário

Sim, mas reconheço legitimidade do Rei Jesus Cristo como autoridade sobre toda propriedade privada e autopropriedade, tenho a impressão de que isso vai contra os ideais libertários

Mas Jesus não é rei dessa terra, há um lugar onde você só pode entrar se aceitar as regras dele e do que está acima dele. Isso não é contra o libertarianismo

mas quando Ele voltar Ele assumirá sua posição de Rei sobre esta terra também, e então serei monarquista

Nunca tinha parado pra pensar nessa parte, vou deixar pra responder essa daqui um tempo hehe

Na real nunca tinha parado pra pensar nisso pq nunca foi da vontade de Deus que houvesse um rei, isso ficou claro quando o povo pediu Saul. E sem Saul não haveria o filho do carpinteiro herdeiro do trono.

Vejo esse lance de reinado de Jesus como consequência do erro dos hebreus lá atrás

Releia Samuel 8, vai ver que Deus se aborrece por que eles não entendiam que Deus era o Rei deles e por isso pediram um rei, com a volta de Jesus isso se concretiza com Deus se manifestando como Rei humano

Eu conheço a história, mas novamente isso só faz sentido depois do homem ter inventado esse papo de rei, qual a lógica de Deus precisar de outro título? e nesse ponto concordo com os judeus. Ver o messias como Deus não faz sentido pra mim. O maior sacrifício não foi na cruz, foi justamente ter sido criado com as características exclusivas de Deus (onipotência, onipresença e oniciência). Rejeitado essas características em reconhecimento ao único Deus. Se feito servo, e servo fiel até a morte e morte de cruz.

Estamos fazendo o nostr de whatsapp kkkk

Tem problema não kkkk

No caso, se Jesus não for um Estado (governança coercitiva), o governo dele seria libertário e seria anárquico (no sentido de Rothbard).

E se você já é cristão, creio que já o considere como um imperativo normativo, um "rei-filosofo" a ser seguido, mas não sei se isso caracterizaria uma monarquia, pois não há centralização de poder, impostos e nada disso.

De acordo com Platão, o governante ideal é um filósofo, alguém que busca a sabedoria e a verdade por si mesmo e não por motivos egoístas. O filósofo governante é capaz de ver além das aparências e discernir o que é justo e bom para a sociedade como um todo, e não apenas para si mesmo ou para seus aliados.