As intenções do STF, além das que vc mencionou, são: 1) diminuir o alcance do grupo político rival em relação à massa das pessoas comuns, isolando o grupo na bolha, seja do X com VPN, seja aqui, 2) restringir o próprio debate (tóxico ou amigável) entre as ideologias contrárias. 3) retirar a noção individual que o sujeito tem em relação ao tamanho do seu grupo. A segunda e a terceira me preocupam até mais que a primeira, pq as ideias de liberdade cedo ou tarde chegam ao afegão médio. O problem é que o esgoto do twitter é um mal necessário porque ali qualquer afegão médio encontra outro afegão médio para convencê-lo, dentro das suas próprias limitações. Além disso, ali o sujeito perebe, muitas vezes, que ele não é a minoria que a mídia em geral tenta fazer ele crer que é.
Discussion
Exatamente isso.
A única vantagem que vejo dessa perseguição, apesar de eu não concordar, é desestimular influencers de política, que usam de táticas perversas para levar as pessoas para atitudes irracionais. Pois ambos lados usam de argumentos rasos, pois é vantajoso financeiramente manter essas brigas.
Agora quando tiramos esses incentivos, uma discussão em texto, sem uma identidade real, é muito mais saudável e filtra muito do discurso raso, que afloram as emoções das pessoas.