A Unity Technologies, dona da engine Unity, uma das mais usadas no desenvolvimento de jogos hoje deu o maior tiro no pé que eu já vi dentro da indústria.
Para quem está por fora, a empresa decidiu cobrar uma taxa dos desenvolvedores para CADA VEZ QUE O JOGO DESENVOLVIDO DENTRO DA ENGINE FOSSE INSTALADO! Sim, é isso mesmo. Por mais loucura que isso possa parecer.
Isso está gerando a ira das grandes e pequenas distribuidora de jogos, pois, se esse sistema saísse dessa forma, seria praticamente impossível manter qualquer desenvolvimento viável, já que a taxa seria cobrada até mesmo de instalações de cópias pirateadas!
Depois de muita controvérsia a Unity Technologies decidiu voltar um pouco atrás de sua decisão e cobrará "apenas" na primeira instalação mas a briga continua.
Várias empresas indies vieram relatar seu descontentamento nas redes sociais, ameaçando até mesmo abandonar o desenvolvimento de seus jogos se essa medida se manter.
Espero de coração que a Unity Technologies desista dessa ideia idiota e que a pessoa que idealizou isso seja pelo menos demitida. A sequer ideia de cogitar algo assim vai além do bom senso em todos os sentidos.
Aguardemos os próximos capítulos dessa novela, pois essa briga está longe de acabar.