Eu concordo e discordo do Ulrich. Concordo que há um excesso de favoritismo do Bitcoin e isso pode ser danoso individualmente e para o mercado como um todo.

O Bitcoin é o melhor instrumento de reserva a longo prazo que existe até o momento, mas ainda possui muitas fragilidades, principalmente relacionadas com a baixa experiência dos usuários, a ainda baixa aceitabilidade e estabilidade de preço, da ampla dependência de hardwares para fazer boa parte das operações e etc... Fora que em algumas características o Bitcoin ainda não se firmou como moeda.

Mas todos sabemos que dinheiro também não é tudo. Recursos mais básicos podem ser proibidos no mercado tonando-se explosivamente mais escassos e valiosos que antes... Basta ver o caso de países não muito distantes do Brasil. Portanto, ter alguns deles como reserva, principalmente no cenário atual de tendência de recessão, se torna cada vez mais gritante. Empresas podem quebrar e a oferta de muitas coisas não acompanhará a demanda.

E é justamente por esta última razão que discordo do Ulrich e acho bizarro ele ter recomendado renda fixa (não sei quando, mas tem vídeo) e os investimentos tradicionais baseados em papéis de empresas (e corporações) e do Estado. Esse tipo de investimento é uma bomba no cenário atual, pois é tudo fiduciário.

#[0]

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Tão importante quanto possuir Bitcoin é a auto-subsistência, um pedaço de terra com as habilidades necessárias pode salvar a sua vida e da sua família; principalmente em um cenário de crise e escalada de autoritarismo.

No final das contas ninguém “come dinheiro”.