"A Rússia está discutindo seriamente alterar novamente a Constituição para remover a proibição de que o Estado possua uma ideologia oficial.

O que parece estar sendo tocado para frente é a ideia de consagrar na Constituição os valores tradicionais inscritos no Decreto 809 de Putin.

Essa medida é fundamental para apresentar de forma clara aos russos os valores pelos quais eles estão lutando. É conduzir a guerra ao nível espiritual, filosófico, intelectual e cultural, o que ainda não tem sido feito pelo Estado.

É o que pode permitir que a Rússia comece a passar um pente fino na cultura russa, para promover uma desliberalização e desocidentalização de forma mais profunda.

Essa seria a rejeição de um dos elementos centrais da Constituição liberal dos anos 90, ditada por "técnicos" da Escola de Chicago: a noção ultraliberal de que o Estado deve ser "neutro", "vazio", privado de qualquer noção específica de Bem.

Ao contrário, é função do Estado promover o Bem e conduzir os cidadãos para a Virtude, nos termos da Ideia que reside em seu Espírito."

Raphael Machado - twitter

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.