"Faz todas as coisas" é o mesmo que "todas as coisas que faz".

Realmente Deus faz tudo o que deseja, nenhuma força pode coagí-Lo ou Ele não seria Deus. Nisso sinergistas e monergistas concordam.

O ponto de diferença é quando falamos de ações de seres morais como anjos e homens.

A Bíblia também diz que Deus quer todos os homens sejam salvos, não é? A menos que haja um modo de salvação através do lago de fogo, temos que pensar em duas alternativas: ou (1) Ele não faz tudo o que quer ou (2) há várias vontades conflitando no Universo e estaria em harmonia com "o conselho de Sua vontade" deixar que escolhas sejam tomadas.

Você pode pensar que estou concordando com você, mas o fato de haver vontades conflitantes é o ponto que faz toda a diferença. No sinergismo Deus abomina o pecado, não é sócio dEle.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

"Faz todas as coisas" é o mesmo que "todas as coisas que faz".

Não. Eu te perguntei se existe outro criador que junto com Deus criou todas as coisas?

Existe um Co-criador de todas a a coisas?

A Bíblia fala que todas as coisas tem apenas um Criador que é Deus.

Você disse que não, me mostre então algum texto que afirme isso e vamos conversar sobre.

Lembrando que tudo que eu fala aqui não é para te ofender nem nada. Estamos analisando os textos e os pressupostos (afirmações).

Você mesmo disse que é mais voltado para o Tomismo. Eu vejo um problema aqui. Porque Tomás pegou emprestado a Metafísica pagã de Aristóteles e tentou cristianizar.

Por isso que afirmei sobre o perigo de cair no Dualismo filosófico. Porque a Escritura não apresenta um Deus bom e um deus menor que é mal (ou demiurgo).

Apresenta apenas um Deus que criou todas as coisas (como diz Efésios 1:11).

É que estou levando em consideração o tempo verbal do texto que é o presente. As obras da criação, de certa forma, como diz em Hebreus, já estão concluídas.

Estou falando dos acontecimentos gerais, especialmente os do nosso planeta.

Você acha que o pecado existe em outro canto do Universo além daqui?

Voltando: estou falando não das obras criativas, mas das obras de justiça e impiedade que estão mescladas no mundo e também pelo que chamamos de 'providência" atos de Deus aqui.

Tomismo é ensinado até certo ponto no adventistismo. É claro que não completamente.

Eu também não quero te ofender em nada. Só me alterei um pouco falando sobre o que penso do caráter de Deus no monergismo. Foi totalmente dispensável falar sobre. E também não quis ofender quando disse sobre o caráter dos que seguem o Calvinismo, como os holandeses. Sei que, querendo ou não, acabei sendo preconceituoso. Perdão.

"A Bíblia também diz que Deus quer todos os homens sejam salvos, não é? A menos que haja um modo de salvação através do lago de fogo, temos que pensar em duas alternativas: ou (1) Ele não faz tudo o que quer ou (2) há várias vontades conflitando no Universo e estaria em harmonia com "o conselho de Sua vontade" deixar que escolhas sejam tomadas."

Existe de fato, na Teologia, uma diferença entre Vontade Decretiva, e Vontade Preceptiva.

Vontade Decretiva: Deus Causa tudo.

Vontade Preceptiva: Deus quer que o homem obedeça a sua Lei.

Por isso temos textos como esse onde Deus deseja que todos os homens de arrependam, mesmo tento decretado que nem todos sejam salvos.

É a mesma análise que Paulo faz em Romanos 9.

Desculpe ser meio grosseiro. Dei vazão ao indignação e medo que tenho da imagem que eu fiz do Deus ensinado pelos monergistas.

Eu deveria era estar tentando aprender alguma coisa mais aproveitando essa oportunidade, não é?

Não devia ter tocado no assunto do caráter de Deus.

Só para entender: algumas vezes Deus pode decretar que alguém cumpra Sua vontade perceptiva até certo ponto onde o decreto leva a pessoa a apostasia, ou somente os eleitos conseguem de fato cumprir a vontade perceptiva?